00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6890
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A potência do texto literário para apreensão e mobilização de saberes geográficos
Autor(es): Nascimento, Tanismayra da Silva
Primeiro Orientador: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Dhiego Antônio de
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso articula Literatura e Geografia para apreensão de saberes geográficos, visando refletir acerca da potência do texto literário para este intento. Argumenta- se que ensinar e aprender Geografia a partir e com o texto literário não pode ser pretexto, mas contexto (LAJOLO, 2009). O referencial teórico adotado afilia-se ao campo da Geografia da infância (LOPES, 2018), ao conceber uma geografia das/com as crianças e não para elas, descolando-se da delimitação, por vezes árida, do que se propõe como disciplina escolar. Utiliza-se como recurso, dois títulos de livros literários, a saber: Se criança governasse o mundo...de Marcelo Xavier (2003) e A Jararaca, a Perereca e a Tiririca de Ana Maria Machado (2016), base para as vivências metodológicas, cujos produtos/representações das crianças constituem corpus analítico, neste artigo
Palavras-chave: Literatura Infantil
Saberes geográficos
Geografia da Infância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: NASCIMENTO, Tanismayra da Silva. A potência do texto literário para apreensão e mobilização de saberes geográficos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6890
Data do documento: 29-jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A potência do texto literário para apreensão e mobilização de saberes geográficos.pdf932.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.