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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6749
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Impactos sociais e econômicos da construção e manutenção da linha férrea Paulo Afonso de 1859 a 1889 na região do baixo e alto do São Francisco |
Autor(es): | Silva, Clécio Lopes da |
Primeiro Orientador: | Silva, Sheyla Farias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santana, Pedro Abelardo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gomes, Gustavo Manoel da Silva |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os impactos sociais e econômicos trazidos pela Linha Férrea Paulo Afonso (LFPA), ligando Piranhas a Jatobá, entre 1859 e 1889. O marco inicial trata da visita do imperador Pedro II à localidade, o final coincide com a Proclamação da República. Tomando como fonte alguns estudos impressos sobre a construção da ferrovia, este artigo faz uma abordagem a respeito do povoamento da região impactada pela ferrovia e atenta para o crescimento populacional trazido por esta. Prossegue tratando cronologicamente da construção da ferrovia, fazendo balanços sobre a economia transportada. Como conclusão, verifica-se nas falas dos administradores da estrada de ferro e nos estudos posteriores o fracasso econômico da ferrovia, fato justificador para a desativação da linha nas décadas seguintes. |
Abstract: | This article aims to reflect on the social and economic impacts brought by the Paulo Afonso Railway Line (LFPA), linking Piranhas to Jatobá, between 1859 and 1889. The initial landmark deals with the visit of Emperor Pedro II to the locality, the end coincides with the Proclamation of the Republic. Taking as a source some printed studies on the construction of the railway, this article approaches the population of the region impacted by the railway and is attentive to the population growth brought by it. He goes on to deal with the construction of the railway chronologically, taking stock of the transported economy. As a conclusion, in the statements of the railroad administrators and in later studies, the economic failure of the railroad is verified, a fact that justifies the deactivation of the line in the following decades. |
Palavras-chave: | História - Brasil História - Alagoas Linha Férrea Paulo Afonso - LEPA História social |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | SILVA, Clécio Lopes da. Impactos sociais e econômicos da construção e manutenção da linha férrea Paulo Afonso de 1859 a 1889 na região do baixo e alto do São Francisco. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6749 |
Data do documento: | 12-dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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Impactos sociais e econômicos da construção e manutenção da linha férrea Paulo Afonso de 1859 a 1889 na região do baixo e alto do São Francisco.pdf | 532.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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