06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Sheyla Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162806505256892pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Pedro Abelardo de-
dc.contributor.referee2Gomes, Gustavo Manoel da Silva-
dc.creatorSilva, Clécio Lopes da-
dc.date.accessioned2020-03-03T14:11:29Z-
dc.date.available2020-03-03-
dc.date.available2020-03-03T14:11:29Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, Clécio Lopes da. Impactos sociais e econômicos da construção e manutenção da linha férrea Paulo Afonso de 1859 a 1889 na região do baixo e alto do São Francisco. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6749-
dc.description.abstractThis article aims to reflect on the social and economic impacts brought by the Paulo Afonso Railway Line (LFPA), linking Piranhas to Jatobá, between 1859 and 1889. The initial landmark deals with the visit of Emperor Pedro II to the locality, the end coincides with the Proclamation of the Republic. Taking as a source some printed studies on the construction of the railway, this article approaches the population of the region impacted by the railway and is attentive to the population growth brought by it. He goes on to deal with the construction of the railway chronologically, taking stock of the transported economy. As a conclusion, in the statements of the railroad administrators and in later studies, the economic failure of the railroad is verified, a fact that justifies the deactivation of the line in the following decades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória - Brasilpt_BR
dc.subjectHistória - Alagoaspt_BR
dc.subjectLinha Férrea Paulo Afonso - LEPApt_BR
dc.subjectHistória socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.titleImpactos sociais e econômicos da construção e manutenção da linha férrea Paulo Afonso de 1859 a 1889 na região do baixo e alto do São Franciscopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo refletir sobre os impactos sociais e econômicos trazidos pela Linha Férrea Paulo Afonso (LFPA), ligando Piranhas a Jatobá, entre 1859 e 1889. O marco inicial trata da visita do imperador Pedro II à localidade, o final coincide com a Proclamação da República. Tomando como fonte alguns estudos impressos sobre a construção da ferrovia, este artigo faz uma abordagem a respeito do povoamento da região impactada pela ferrovia e atenta para o crescimento populacional trazido por esta. Prossegue tratando cronologicamente da construção da ferrovia, fazendo balanços sobre a economia transportada. Como conclusão, verifica-se nas falas dos administradores da estrada de ferro e nos estudos posteriores o fracasso econômico da ferrovia, fato justificador para a desativação da linha nas décadas seguintes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.