00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6640
Tipo: Dissertação
Título: Proposição de estratégias de marketing digital para pesquisadores utilizarem as redes sociais como forma de divulgação científica
Autor(es): Almeida, Raphael Bezerra Falcão de
Primeiro Orientador: Silveira, Eduardo Setton Sampaio da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Tonholo, Josealdo
metadata.dc.contributor.referee1: Sales, Leandro Melo de
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Fábio Guedes
metadata.dc.contributor.referee3: Cavalcante, Rodrigo Vasconcellos
Resumo: Nas últimas décadas, o Brasil vem ampliando seus canais de divulgação científica e sendo impulsionado pela transformação digital que se verifica em diversas esferas da sociedade. O mundo se tornou uma aldeia global conectada pela internet. Produzir conteúdo e disseminá-lo em sites, blogs e redes sociais se tornou uma estratégia eficaz para profissionais de variados setores. Na academia, muitos pesquisadores não utilizam as redes sociais como ferramenta para divulgação de seus projetos e pesquisas e como consequência perdem oportunidades de atrair financiamentos, popularizarem a ciência e tornarem-se referências em suas respectivas áreas perante a sociedade e o mercado. Nesse contexto, o trabalho discorre sobre estratégias de Marketing para que os profissionais da academia possam utilizar as redes sociais como uma oportunidade de divulgação da ciência.
Abstract: In recent decades, Brazil has been expanding its channels of scientific dissemination and being driven by the digital transformation that occurs in various spheres of society. The world has become a global village connected by the internet. Producing content and spreading it on websites, blogs and social networks has become an effective strategy for professionals in various industries. At the academy, many researchers do not use social networks as a tool for publicizing their projects and research and, as a result, lose opportunities to attract funding, popularize science and become references in their respective areas before society and the market. In this context, the paper discusses marketing strategies so that academy professionals can use social networks as an opportunity for the dissemination of science.
Palavras-chave: Divulgação científica
Pesquisa na internet
Marketing na internet
Pesquisadores
Redes sociais
Marketing de serviços profissionais
Scientifica Dissemination
Internet
Digital Marketing
Researches
Social Networks
Professional Services Marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT
Citação: ALMEIDA, Raphael Bezerra Falcão de. Proposição de estratégias de marketing digital para pesquisadores utilizarem as redes sociais como forma de divulgação científica. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6640
Data do documento: 5-nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.