00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6627
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Instrução pública no Brasil Imperial (1824-1885)
Autor(es): Souza, Guilherme Honorato Andrade de
Primeiro Orientador: Silva, Gian Carlo de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Figueira Junior, Oseas Batista
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, José Roberto Santos
Resumo: O presente trabalho traz o intuito de compreensão e análise do processo de institucionalização da instrução pública no Império do Brasil e em Alagoas, entre 1824 e 1885. A pesquisa se fundamenta em uma análise bibliográfica e documental. Obras de autores como Bloch (2001), Viotti (2010), Costa (1931), Élcio (2008) e Pires (1989) foram consultados o relatório provincial de Titara (1856), a constituição de 1824, o Ato Adicional de 1834 e o Decreto de 1881. Tendo como base os estudos da instrução pública durante o período foi possível concluir que as tentativas de construir uma nação através de um projeto tido como modernizador e civilizatório, inspirada em ideologias francesa e inglesa, influenciaram diretamente as políticas educacionais do Império. Também foi observado que os entraves causados por uma sociedade escravista e oligárquica dificultaram o acesso das camadas mais populares ao ensino das primeiras letras, esta exclusão chegou a servir de justificativa de restrição política, como foi a aprovação da Lei Saraiva de 1881, a qual permitia apenas a participação de quem sabia “ ler e escrever”.
Abstract: The present work has the purpose of understanding and analyzing the process of institutionalization of public education in the Empire of Brazil and in Alagoas, between 1824 and 1885. The research is based on a bibliographical and documentary research. Works by authors such as Bloch (2001), Viotti (2010), Costa (1931), Élcio (2008) and Pires (1989) were consulted and provincial reports of Titara (1856), the constitution of 1824, Additional Act of 1834 and the Decree of 1881. Based on the studies of public instruction during the period it was possible to conclude that the attempts to build a nation through a project considered as modernizing and civilizing, inspired by French and English ideologies, directly influenced the educational policies of the Empire . It was also observed that the obstacles caused by a slave and oligarchic society made it difficult for the most popular classes to access the teaching of the first letters, this exclusion became a justification for political restraint, as was the approval of the Saraiva Law of 1881, which allowed only the participation of those who knew how to "read and write".
Palavras-chave: Instrução Pública - Brasil - História - Império, 1822-1889
Alagoas - História
Public Education - Brazil - History - Empire, 1822-1889
Alagoas - History
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SOUZA, Guilherme Honorato Andrade de. Instrução pública no Brasil Imperial (1824-1885). 2020. 32 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6627
Data do documento: 29-out-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Instrução pública no Brasil Imperial (1824-1885).pdf581.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.