00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6522
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Quando geografia e literatura se articulam: o uso de livros literários e paradidáticos no trabalho com a temática “rio”
Autor(es): Silva, Elizelma Maria da
Silva, Fernanda da
Primeiro Orientador: Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Raggi, Mariana Guedes
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso articulamos a Geografia com a Literatura infantil por meio da análise de livros literários e/ou paradidáticos que abordam a temática “Rio.” O objetivo principal do trabalho é discutir as potencialidades que os livros selecionados apresentam para o trabalho com a temática em tela. A questão de base que guiou as análises pode ser sintetizada na seguinte pergunta: “Em que medida os livros literários e/ou paradidáticos favorecem a apreensão e compreensão de saberes geográficos?”. Consideramos o pressuposto de que tais materiais constituem recursos didáticos importantes à medida que podem favorecer o trabalho com conteúdos e conceitos geográficos a serem trabalhados nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, escolhemos quatro títulos, três deles selecionados dentre os que integram a política dos “Acervos Complementares as Áreas do Conhecimento” e um título acessado via internet de autoria de Leo Cunha. O referencial teórico adotado é o da Geografia Humanista e Cultural, dialogando-se com autores como Cavalcanti (2006); Callai (2013), dentre outros. Dialogou-se também com documentos curriculares, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), dos Acervos Complementares (AC) e a Base Nacional Comum Curricular de Geografia (BNCC). O Trabalho visou aproximar Geografia e Literatura, reafirmando-se que através desta relação pode-se ampliar o conhecimento de mundo das crianças, além de possibilitar a construção e a compreensão de saberes e conceitos geográficos.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Hidrografia - Rio
Recursos didáticos
Literatura Infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Elizelma Maria da; SILVA, Fernanda da. Quando geografia e literatura se articulam: o uso de livros literários e paradidáticos no trabalho com a temática “rio”. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6522
Data do documento: 11-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.