Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2805062227759643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Raggi, Mariana Guedes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0545362454663490 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2023086653714834 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Elizelma Maria da | - |
dc.creator | Silva, Fernanda da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T14:44:33Z | - |
dc.date.available | 2020-01-31 | - |
dc.date.available | 2020-01-31T14:44:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elizelma Maria da; SILVA, Fernanda da. Quando geografia e literatura se articulam: o uso de livros literários e paradidáticos no trabalho com a temática “rio”. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6522 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Hidrografia - Rio | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Quando geografia e literatura se articulam: o uso de livros literários e paradidáticos no trabalho com a temática “rio” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste Trabalho de Conclusão de Curso articulamos a Geografia com a Literatura infantil por meio da análise de livros literários e/ou paradidáticos que abordam a temática “Rio.” O objetivo principal do trabalho é discutir as potencialidades que os livros selecionados apresentam para o trabalho com a temática em tela. A questão de base que guiou as análises pode ser sintetizada na seguinte pergunta: “Em que medida os livros literários e/ou paradidáticos favorecem a apreensão e compreensão de saberes geográficos?”. Consideramos o pressuposto de que tais materiais constituem recursos didáticos importantes à medida que podem favorecer o trabalho com conteúdos e conceitos geográficos a serem trabalhados nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, escolhemos quatro títulos, três deles selecionados dentre os que integram a política dos “Acervos Complementares as Áreas do Conhecimento” e um título acessado via internet de autoria de Leo Cunha. O referencial teórico adotado é o da Geografia Humanista e Cultural, dialogando-se com autores como Cavalcanti (2006); Callai (2013), dentre outros. Dialogou-se também com documentos curriculares, a exemplo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), dos Acervos Complementares (AC) e a Base Nacional Comum Curricular de Geografia (BNCC). O Trabalho visou aproximar Geografia e Literatura, reafirmando-se que através desta relação pode-se ampliar o conhecimento de mundo das crianças, além de possibilitar a construção e a compreensão de saberes e conceitos geográficos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quando geografia e literatura se articulam: o uso de livros literários e paradidáticos no trabalho com a temática “rio”.pdf | 715.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.