00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6205
Tipo: Dissertação
Título: Ensaios fractais à luz do Ensino Médio
Autor(es): Oliveira, Genilton José Cavalcante de
Primeiro Orientador: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Martines, Mônica de Cássia Siqueira
Resumo: A presente dissertação apresenta noções básicas da geometria fractal, que, com sua beleza estética, foi usada como um recurso didático para introduzir e facilitar a aprendizagem de conteúdos de matemática elementar tais como: progressão geométrica, funções exponenciais, logaritmos e fundamentos de geometria plana. Para isso, descrevemos o histórico, as aplicações dos fractais em outras ciências e oportunidades de abordagem desse tema em contextos de sala de aula (com o registro dos resultados), incluindo atividades com construção de fractais no computador. Dentre as atividades desenvolvidas e propostas, algumas envolvem um grande número de alunos e outras fazem uso do ambiente FMSLogo; um software livre que interpreta a linguagem de programação LOGO a qual utilizamos para construir fractais e figuras planas. No capítulo anterior às considerações finais, há uma breve descrição de quatro programas com duas finalidades: dois deles executam comandos da linguagem LOGO e os demais permitem a visualização do conjunto de Mandelbrot, além disso, nesse mesmo rol de programas, dois funcionam em celulares android. Ao final, temos dois apêndices sobre LOGO/FMSLogo e as conclusões finais sobre as experiências realizadas onde destacamos o interesse dos alunos em aprender geometria com o FMSlogo. Executamos as atividades deste trabalho nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Macau.
Abstract: This thesis is designed to present how some basic notions of fractal geometry which, through its aesthetical beauty, was used as a didactic resource to introduce and facilitate the learning of topics in Mathematics, like geometrical progression, exponential functions, and logarithm. For doing so, I discuss the history and the application of fractals in other sciences, as well as suggestions to approaching this theme in lessons (with register of results), including the construction of fractals in the computer. Among the devised and assigned activities, some were developed by a great number of students and some were developed through FMSLogo environment, a free software that interprets LOGO programming language which was used to make fractals and plane figures. In the chapter before the final considerations, there is a brief description of four programs with two purposes: two of them execute LOGO language commands and the others allow the visualization of Mandelbrot set. Besides that, two of these programs run in Android mobile phones. In the end, we have two appendixes on LOGO/FMSLogo and the final conclusions about the experiences where I highlighted sudents’ interest in learning geometry with FMSLogo. This research was conducted in the premise of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Macau.
Palavras-chave: Geometria – Ensino auxiliado por computador
Logo (Linguagem de programação de computador)
Fractais
Geometry - Computer Aided Learning
Logo (Computer Programming Language)
Fractals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: OLIVEIRA, Genilton José Cavalcante de. Ensaios Fractais à Luz do Ensino Médio. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6205
Data do documento: 2-abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensaios Fractais à Luz do Ensino Médio.pdf33.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.