00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6160
Tipo: Dissertação
Título: Educação e serviço social: tendências e abordagens contemporâneas na produção acadêmica da área de Serviço social
Título(s) alternativo(s): Education and Social Service: contemporary and approaches in the academic production of the Social Service area
Autor(es): Silva, Erika de Oliveira
Primeiro Orientador: Trindade, Rosa Lúcia Prédes
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Edlene Pimentel
metadata.dc.contributor.referee2: Maceno, Talvanes Eugênio
Resumo: Esta dissertação intitulada Educação e Serviço Social: tendências e abordagens contemporâneas na produção acadêmica da área de Serviço Social tem por objetivo investigar, na produção acadêmica do Serviço Social, o trato teórico e analítico dado à educação a partir das principais tendências e abordagens sobre a educação. Fundamentado na ontologia materialista marxiana, este estudo recorre à pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa. Destacam-se, de grande importância, as obras de Marx, no tocante à discussão sobre a centralidade do trabalho como categoria fundante do ser social; Lukács, Mészáros e Ivo Tonet sobre a educação e a relação com o trabalho. Outros autores que buscam discutir a problemática da educação no Serviço Social, tais como os textos de Almeida e o livro de Barbosa estão entre as produções teóricas utilizadas, a partir das quais buscamos subsídios para o recorte de nossa pesquisa. O trabalho está dividido em quatro seções, nas quais apresentamos os seguintes resultados: a apresentação do objeto e do processo de pesquisa na introdução; seguimos para a apreensão dos fundamentos ontológicos do complexo social da educação, entendendo sua gênese, natureza e função social na perspectiva da crítica marxiana; em seguida, apresentamos algumas abordagens teóricas sobre a educação, buscando apreender os elementos essenciais nas discussões; por último, abordamos o Serviço Social na educação, como espaço de atuação profissional e como temática da área de conhecimento, e, na sequência, apreendemos as principais abordagens encontradas nos textos pesquisados: a política educacional, a educação popular e a relação entre educação, trabalho e gênero humano.
Abstract: This thesis entitled Education and Social Service: contemporary trends and approaches in the academic production of the Social Service area aims to investigate, in the current academic production of Social Service, the theoretical and analytical treatment given to education from the main trends and approaches on the conceptions of education. Based on the Marxist materialist ontology, this study uses bibliographic research as a research methodology. Of great importance are the works of Marx, concerning the discussion about the centrality of work as a fundamental category of social being; Lukács, Mészáros and Ivo Tonet, on education and the relationship with service. Other authors who seek to discuss the problem of education in Social Service, such as the texts by Almeida and Barbosa's book, are among the theoretical productions used from which we seek subsidies for the clipping of our research. The paper is divided into four sections, in which we present the following results: the presentation of the object and the research process in the introduction; we proceed the ontological foundations of the social complex of education, grasping its genesis, nature, and social function within the perspective of Marxian criticism; then we present some theoretical approaches to education, seeking to grasp the essential elements in the discussions; finally, we approach the on Social Service in education, as a space for professional practice and as a theme of the area of knowledge, and, following, we apprehend the main approaches found in the researched texts: educational politics, popular education, and the relationship between education, service and genre human.
Palavras-chave: Serviço social - Produção científica
Trabalho e educação
Ser social (Sociologia)
Serviço social - Estudo e ensino
Ontologia
Social Service - Scientific production
Work and Education
Social being (Sociology)
Social Work - Study and Teaching
Ontology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: SILVA, Erika de Oliveira. Educação e serviço social: tendências e abordagens contemporâneas na produção acadêmica da área de serviço social. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6160
Data do documento: 21-ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.