00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Trindade, Rosa Lúcia Prédes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2417670884230444pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Edlene Pimentel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5186876508782366pt_BR
dc.contributor.referee2Maceno, Talvanes Eugênio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8341477668407463pt_BR
dc.creatorSilva, Erika de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5085816441902355pt_BR
dc.date.accessioned2019-12-02T13:44:49Z-
dc.date.available2019-10-16-
dc.date.available2019-12-02T13:44:49Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Erika de Oliveira. Educação e serviço social: tendências e abordagens contemporâneas na produção acadêmica da área de serviço social. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6160-
dc.description.abstractThis thesis entitled Education and Social Service: contemporary trends and approaches in the academic production of the Social Service area aims to investigate, in the current academic production of Social Service, the theoretical and analytical treatment given to education from the main trends and approaches on the conceptions of education. Based on the Marxist materialist ontology, this study uses bibliographic research as a research methodology. Of great importance are the works of Marx, concerning the discussion about the centrality of work as a fundamental category of social being; Lukács, Mészáros and Ivo Tonet, on education and the relationship with service. Other authors who seek to discuss the problem of education in Social Service, such as the texts by Almeida and Barbosa's book, are among the theoretical productions used from which we seek subsidies for the clipping of our research. The paper is divided into four sections, in which we present the following results: the presentation of the object and the research process in the introduction; we proceed the ontological foundations of the social complex of education, grasping its genesis, nature, and social function within the perspective of Marxian criticism; then we present some theoretical approaches to education, seeking to grasp the essential elements in the discussions; finally, we approach the on Social Service in education, as a space for professional practice and as a theme of the area of knowledge, and, following, we apprehend the main approaches found in the researched texts: educational politics, popular education, and the relationship between education, service and genre human.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço social - Produção científicapt_BR
dc.subjectTrabalho e educaçãopt_BR
dc.subjectSer social (Sociologia)pt_BR
dc.subjectServiço social - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectSocial Service - Scientific productionpt_BR
dc.subjectWork and Educationpt_BR
dc.subjectSocial being (Sociology)pt_BR
dc.subjectSocial Work - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectOntologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleEducação e serviço social: tendências e abordagens contemporâneas na produção acadêmica da área de Serviço socialpt_BR
dc.title.alternativeEducation and Social Service: contemporary and approaches in the academic production of the Social Service areapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação intitulada Educação e Serviço Social: tendências e abordagens contemporâneas na produção acadêmica da área de Serviço Social tem por objetivo investigar, na produção acadêmica do Serviço Social, o trato teórico e analítico dado à educação a partir das principais tendências e abordagens sobre a educação. Fundamentado na ontologia materialista marxiana, este estudo recorre à pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa. Destacam-se, de grande importância, as obras de Marx, no tocante à discussão sobre a centralidade do trabalho como categoria fundante do ser social; Lukács, Mészáros e Ivo Tonet sobre a educação e a relação com o trabalho. Outros autores que buscam discutir a problemática da educação no Serviço Social, tais como os textos de Almeida e o livro de Barbosa estão entre as produções teóricas utilizadas, a partir das quais buscamos subsídios para o recorte de nossa pesquisa. O trabalho está dividido em quatro seções, nas quais apresentamos os seguintes resultados: a apresentação do objeto e do processo de pesquisa na introdução; seguimos para a apreensão dos fundamentos ontológicos do complexo social da educação, entendendo sua gênese, natureza e função social na perspectiva da crítica marxiana; em seguida, apresentamos algumas abordagens teóricas sobre a educação, buscando apreender os elementos essenciais nas discussões; por último, abordamos o Serviço Social na educação, como espaço de atuação profissional e como temática da área de conhecimento, e, na sequência, apreendemos as principais abordagens encontradas nos textos pesquisados: a política educacional, a educação popular e a relação entre educação, trabalho e gênero humano.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.