00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CECA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6148
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estresse hídrico nos diferentes estágios fenológicos do feijão-fava (Phaseolus lunatus L.)
Título(s) alternativo(s): Water stress in the different phenological stages of bean-fava (Phaseolus lunatus L.)
Autor(es): Silva, José Felipe Bezerra da
Primeiro Orientador: Reis, Lígia Sampaio
metadata.dc.contributor.referee1: Paes, Reinaldo de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Camila Alexandre Cavalcante de
Resumo: O feijão-fava, Phaseolus lunatus L., é a segunda leguminosa de maior importância do gênero, e devido ao conteúdo proteico, utilizado em pratos, nas mais diferentes culinárias. Destaca-se como uma das culturas da região Nordeste do Brasil, cultivado em regime de sequeiro, com pouco uso de tecnologias, por agricultores familiares, resultando em baixos índices de produtividade. Apesar de ser considerada uma cultura tolerante à seca, pesquisas têm mostrado que a ocorrência de déficit hídrico no feijão-fava, principalmente nas fases de florescimento e enchimento de grãos, pode provocar severas reduções na produtividade. Com isso, o objetivo foi avaliar os efeitos do déficit hídrico sobre o desenvolvimento de duas variedades de feijão-fava em ambiente protegido. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 2 x 4, os tratamentos consistiram da combinação de indução do estresse hídrico, sendo estes: (T1) sem estresse hídrico; (T2) estresse hídrico na fase de desenvolvimento vegetativo; (T3) estresse hídrico na fase reprodutiva (T4) estresse hídrico na fase de maturação, com 4 repetições. Foram utilizadas duas variedades de feijão fava (Olho de velho e Manteiga), obtidas do banco de germoplasma da Universidade Federal de Pernambuco. O déficit hídrico afetou o desenvolvimento do feijão - fava, diminuindo todos os componentes de produção. Entretanto a cultura foi mais sensível ao estresse hídrico na fase reprodutiva.
Abstract: não tem
Palavras-chave: Leguminosa
Irrigação
Sequeiro
Legume
Irrigation
Dry land
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Agronomia
Citação: SILVA, José Felipe Bezerra da. Estresse hídrico nos diferentes estágios fenológicos do feijão-fava (Phaseolus lunatus L.). 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Centro de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Agronomia, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6148
Data do documento: 29-jun-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - AGRONOMIA - CECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estresse hídrico nos diferentes estágios fenológicos do feijão-fava (Phaseolus lunatus L.).pdf623.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.