00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da formação humana dos professores na/para Educação Inclusiva
Autor(es): Santos, Andrezo Correia dos
Lima, Valquíria Nascimento
Primeiro Orientador: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira Filho, Adalberto Duarte
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Abdizia Maria Alves
Resumo: O acolhimento de um aluno no ambiente escolar depreende uma necessidade de compreender que ele é um ser dotado de singularidade, colocando-se como fundamental que o professor paute suas ações em empatia e sensibilidade emocional. Acerca de duas décadasnão era comum ver uma pessoa com deficiência frequentando escolas em sala regular e, quando isto acontecia, o ambiente que deveria ser de aprendizagem e comunhão, colocava estas pessoas ainda mais invisíveis mediante à sociedade ainda excludente e pela falta de preparo na formação docente. O objetivo central desta pesquisa consiste em analisar a importância da formação humana do professor em uma perspectiva inclusiva e integradora, tenho em vista as dificuldades e obstáculos dos docentes frente a educação inclusiva, refletindo acerca dos valores e relações humanas formativas que deveriam ser integradas da profissão docente. A presente pesquisa exploratória e qualitativa, será realizada através de revisão de literatura tendo como base as recentes pesquisas de Alves (2015; 2016) sobre a formação humana de docentes e sua importância para as práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas. Fica claro que os desafios para a preparação dos professores para a atuação com alunos com necessidades específicas no Brasil são inúmeros, seja pela falta de valorização da área, lacunas de ensino, falta de recursos para a efetivação de direitos basilares das pessoas com deficiência e, sobretudo, pelos entraves e barreiras impostos na forma de competências e habilidades limitadas e limitadoras pelas diretrizes que norteiam os cursos de pedagogia e licenciatura. Além disso, percebemos que a formação humana do professor é um principio ímpar quando desejamos uma inclusão que possibilita “o lugar de pertencimento de todos os sujeitos em sua singularidades” como nos ensina, Alves em suas diversas obras (2009; 2015; 2016).
Abstract: The reception of a student in the school environment implies a need to understand that he is a being endowed with uniqueness, placing as fundamental that the teacher guides his actions in empathy and emotional sensitivity. About two decades ago it was not common to see a person with disabilities attending schools in a regular classroom and, when this happened, the environment that should be learning and communion, made these people even more invisible through the still excluding society and lack of preparation in teacher training. The main objective of this research is to analyze the importance of human teacher education in na inclusive and integrative perspective, I have in mind the difficulties and obstacles of teachers facing inclusive education, reflecting on the values and formative human relationships that should be integrated into the profession. teacher. This exploratory and qualitative research will be conducted through a literature review based on recent research by Alves (2015; 2016) on the human formation of teachers and its importance for integrative and inclusive learning practices. It is clear that the challenges to prepare teachers to work with students with specific needs in Brazil are numerous, whether due to the lack of appreciation of the area, teaching gaps, lack of resources for the realization of basic rights of people with disabilities and, above all, the barriers and barriers imposed in the form of skills and abilities limited and limiting by the guidelines that guide the pedagogy and undergraduate courses. In addition, we realize that the teacher's human formation is a unique principle when we want an inclusion that enables “the place of belonging of all subjects in their uniqueness” as taught by Alves in his various works (2009; 2015; 2016).
Palavras-chave: Profissão docente
Inclusão
Humanização
Praticas de Aprendizagem Integradoras
Teaching profession
Inclusion
Humanization
Integrative Learning Practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Andrezo Correia dos; LIMA, Valquíria Nascimento. A importância da formação humana dos professores na/para Educação Inclusiva. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6019
Data do documento: 4-set-2019
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