00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Ensino de filosofia e razão comunicativa: por uma construção emancipadora da ação educativa
Título(s) alternativo(s): Teaching of philosophy and communicative reason: for an emancipating construction of educational action
Autor(es): Lourenço, Darlan do Nascimento
Primeiro Orientador: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Efken, Karl Heinz
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir as contribuições do pensamento do filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas (1929- ) para a educação escolar através do ensino de filosofia enquanto formação emancipada do sujeito. Para tanto, recorremos como texto base para o desenvolvimento desta reflexão a obra Teoria da Ação Comunicativa (Theorie des kommunikativen Handelns) publicada em 1981, em que o autor alemão estabelece o paradigma da linguagem enquanto médium em uma interação entre atores sociais visando o entendimento mútuo. Deste modo, a noção de emancipação, isto é, como processo de conquista e manutenção da autonomia estará diretamente ligada ao uso da linguagem na mediação entre indivíduos sociais em busca de consenso, ou seja, enquanto forma de acordo intersubjetivo e tomada de decisões entre um grupo de sujeitos sociais, em que poderão ser validados pensamentos, discursos, opiniões, etc. Assim, aproximar a teoria do pensador frankfurtiano à educação escolar, constitui-se empreender a ação pedagógica enquanto situação que favoreça a formação de sujeitos autônomos e aptos a manterem entre si laços interativos baseados no uso do melhor argumento que poderá ser ouvido, criticado, aceito ou falseado a partir de um diálogo racional e aberto. Entretanto, vale ressaltar que Habermas identifica na sociedade do capitalismo tardio a influência da razão instrumental no mundo da vida (Lebenswelt). Razão esta própria do que o pensador alemão denominou como “Mundo dos sistemas”, em que a influência dos médias a-comunicativos poder e dinheiro, representantes dos subsistemas político e econômico, respectivamente, ditam as diretrizes sociais, tornando as ações meios para atingirem fins. Partindo desta constatação, é exatamente onde situaremos a problemática do presente trabalho, isto é, até que ponto a educação está posta a serviço do mundo dos sistemas, de tal modo que as ações pedagógicas passam a ser ordenadas pela racionalidade instrumental visando o dinheiro e o poder? Ou ainda, Deixaria a educação escolar de compartilhar dos pressupostos de formação, criação e relação intersubjetiva de atores sociais em busca de consenso aos moldes da razão comunicativa e, consequentemente, a uma vida emancipada, para partilharem um paradigma sócio educacional que visa os interesses próprios e hegemônicos? Ademais, podemos entender que a formação escolar seja a ocasião em que o indivíduo construa sua humanidade partindo de pressupostos racionais, que visam, portanto, à emancipação de acordo com a potencialidade de restaurar a comunicação livre de dominação no mundo da vida. Por isso, é importante frisar que a escola e os mecanismos pedagógicos por essa perspectiva estariam em um lugar privilegiado na formação de atores sociais racionais e autônomos, e é nesse contexto, que a educação escolar poderia se aproximar de uma racionalidade comunicativa.
Abstract: The present work aims to discuss the contributions of the thinking of the German philosopher and sociologist Jürgen Habermas (1929-) to school education through the teaching of philosophy as an emancipated formation of the subject. To this end, we have used as a base text for the development of this reflection the work Theory of Communicative Action (Theorie des kommunikativen Handelns) published in 1981, in which the German author establishes the paradigm of language as a medium in an interaction between social actors aiming at mutual understanding. Thus, the notion of emancipation, that is, as a process of conquest and maintenance of autonomy, will be directly linked to the use of language in mediating between social individuals in search of consensus, that is, as a form of intersubjective agreement and decision making between a group of social subjects, in which thoughts, speeches, opinions, etc. can be validated. Thus, to approximate the theory of the Frankfurtian thinker to school education, it is necessary to undertake pedagogical action as a situation that favors the formation of autonomous subjects and able to maintain interactive ties between them based on the use of the best argument that can be heard, criticized, accepted or distorted from a rational and open dialogue. However, it is worth emphasizing that Habermas identifies in the late capitalist society the influence of instrumental reason in the world of life (Lebenswelt). Reason is itself what the German thinker termed as "World of systems," in which the influence of the a-communicative means power and money, representatives of the political and economic subsystems, respectively, dictate the social guidelines, making the means to achieve ends. Starting from this observation, it is exactly where we will situate the problematic of the present work, that is, to what extent education is put at the service of the world of the systems, in such a way that the pedagogical actions begin to be ordered by the instrumental rationality aiming the money and the power? Or, it would leave the school education to share the presuppositions of formation, creation and intersubjective relation of social actors in search of consensus to the molds of the communicative reason and, consequently, to an emancipated life, to share a socio-educational paradigm that aims the own interests and hegemonic? In addition, we can understand that school education is the occasion in which the individual builds his humanity from rational presuppositions, which aim, therefore, at emancipation according to the potentiality of restoring free communication of domination in the world of life. Therefore, it is important to emphasize that school and pedagogical mechanisms from this perspective would be in a privileged place in the formation of rational and autonomous social actors, and it is in this context that school education could approach a communicative rationality.
Palavras-chave: Habermas, Jürgen, 1929-
Razão comunicativa (Pragmatismo)
Emancipação (Filosofia)
Ensino de filosofia
Ação educativa
Communicative Reason (Pragmatism)
Emancipation (Philosophy)
Philosophy teaching
Educational action
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LOURENÇO, Darlan do Nascimento. Ensino de filosofia e razão comunicativa: por uma construção emancipadora da ação educativa. 2019. 111 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5909
Data do documento: 1-ago-2019
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