06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5875
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O escultor do poema: uma análise da metalinguagem na obra a educação pela pedra de João Cabral de Melo Neto e uma leitura geracional da poesia de 45
Autor(es): Araújo, José Eudes Cordeiro Lima
Primeiro Orientador: Cunha, Marcos Alexandre de Moraes
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Márcio Ferreira da
metadata.dc.contributor.referee2: Barbalho, José Ivamilson Silva
Resumo: Tendo em vista que João Cabral de Melo Neto, poeta pertencente à icônica Geração de 45, ainda surpreende os estudiosos que focam o aspecto metalinguístico de seus poemas com resultados que sempre se mostram novos, pesquisa-se sobre a construção da metalinguagem nos poemas da obra A Educação Pela Pedra, a fim de compreender como é construída a metalinguagem, assim como, os temas tratados por ela. Para tanto, é necessário identificar aspectos metalinguísticos nos poemas, perceber como é construída a metalinguagem na obra em questão e analisar os temas metalinguísticos tratados nos poemas. Realiza-se, então, uma pesquisa de caráter teórico e bibliográfico, utilizando como base teórica principal os estudos de Aguiar e Silva (2009), Jacobson (2007) e Teles (1979) para pensar acerca da metalinguagem na poesia.Diante disso, verifica-se que o poeta se utiliza do texto para discutir o fazer poético, manifesta sua opinião acerca da arte literária e trata de diversos assuntos relacionados ao modo de feitura e forma do poema, o que impõe a constatação de que os poemas são utilizados para se refletir sobre diferentes pontos e assuntos acerca do fazer poético. Além disso, realiza-se neste trabalho, uma leitura da chamada Geração de 45 tendo como base o olhar da teoria geracional moderna, porquanto, objetiva-se compreender como o contexto geracional influencia o fazer literário.
Abstract: scholars who focus on the metalinguistic aspect of his poems with results that are always new, research on the construction of metalanguage in the poems of the work A EducaçãoPelaPedra in order to understand how metalanguage is built, as well as the subjects it deals with.Therefore, it is necessary to identify metalinguistic aspects in the poems, to understand how the metalanguage is constructed in the work in question and to analyze the subjects treated in the poems. Then, a theoretical and bibliographical research is carried out, using as main theoretical basis the studies by Aguiar e Silva (2009), Jacobson (2007) and Teles (1979) to think about metalanguage in poetry. Given this, it appears that the poet uses the text to discuss the poetic doing, expresses his opinion about the literary art and deals with various issues related to the mode of making and form of the poem, which requires the finding that poems they are used to reflect on different points and subjects about poetic making. In addition, this paper presents a reading of the so-called Geração de 45, based on the perspective of modern generational theory, since it aims to understand how the generational context influences literary practice.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Poesia brasileira
Poesia de 45
Metalinguagem
A educação pela pedra
Melo Neto, João Cabra de. 1920-1999
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: ARAÚJO, José Eudes Cordeiro Lima. O escultor do poema: uma análise da metalinguagem na obra a educação pela pedra de João Cabral de Melo Neto e uma leitura geracional da poesia de 45. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5875
Data do documento: 20-ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.