06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcos Alexandre de Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769402012381725pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.referee2Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.creatorAraújo, José Eudes Cordeiro Lima-
dc.date.accessioned2019-09-04T17:12:19Z-
dc.date.available2019-09-04-
dc.date.available2019-09-04T17:12:19Z-
dc.date.issued2019-08-20-
dc.identifier.citationARAÚJO, José Eudes Cordeiro Lima. O escultor do poema: uma análise da metalinguagem na obra a educação pela pedra de João Cabral de Melo Neto e uma leitura geracional da poesia de 45. 2019. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5875-
dc.description.abstractscholars who focus on the metalinguistic aspect of his poems with results that are always new, research on the construction of metalanguage in the poems of the work A EducaçãoPelaPedra in order to understand how metalanguage is built, as well as the subjects it deals with.Therefore, it is necessary to identify metalinguistic aspects in the poems, to understand how the metalanguage is constructed in the work in question and to analyze the subjects treated in the poems. Then, a theoretical and bibliographical research is carried out, using as main theoretical basis the studies by Aguiar e Silva (2009), Jacobson (2007) and Teles (1979) to think about metalanguage in poetry. Given this, it appears that the poet uses the text to discuss the poetic doing, expresses his opinion about the literary art and deals with various issues related to the mode of making and form of the poem, which requires the finding that poems they are used to reflect on different points and subjects about poetic making. In addition, this paper presents a reading of the so-called Geração de 45, based on the perspective of modern generational theory, since it aims to understand how the generational context influences literary practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectPoesia de 45pt_BR
dc.subjectMetalinguagempt_BR
dc.subjectA educação pela pedrapt_BR
dc.subjectMelo Neto, João Cabra de. 1920-1999pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleO escultor do poema: uma análise da metalinguagem na obra a educação pela pedra de João Cabral de Melo Neto e uma leitura geracional da poesia de 45pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que João Cabral de Melo Neto, poeta pertencente à icônica Geração de 45, ainda surpreende os estudiosos que focam o aspecto metalinguístico de seus poemas com resultados que sempre se mostram novos, pesquisa-se sobre a construção da metalinguagem nos poemas da obra A Educação Pela Pedra, a fim de compreender como é construída a metalinguagem, assim como, os temas tratados por ela. Para tanto, é necessário identificar aspectos metalinguísticos nos poemas, perceber como é construída a metalinguagem na obra em questão e analisar os temas metalinguísticos tratados nos poemas. Realiza-se, então, uma pesquisa de caráter teórico e bibliográfico, utilizando como base teórica principal os estudos de Aguiar e Silva (2009), Jacobson (2007) e Teles (1979) para pensar acerca da metalinguagem na poesia.Diante disso, verifica-se que o poeta se utiliza do texto para discutir o fazer poético, manifesta sua opinião acerca da arte literária e trata de diversos assuntos relacionados ao modo de feitura e forma do poema, o que impõe a constatação de que os poemas são utilizados para se refletir sobre diferentes pontos e assuntos acerca do fazer poético. Além disso, realiza-se neste trabalho, uma leitura da chamada Geração de 45 tendo como base o olhar da teoria geracional moderna, porquanto, objetiva-se compreender como o contexto geracional influencia o fazer literário.pt_BR
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