00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
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Tipo: Dissertação
Título: Projeto en[canto]: a voz cantada como prática complementar ao binômio mãe-bebê fundamentada no cuidado transpessoal
Título(s) alternativo(s): En[canto] Project]: the singing voice as a complementary practice to the mother-baby binomial based on transpessional care
Autor(es): Lívio, Thaís Alves
Primeiro Orientador: Trezza, Maria Cristina Soares Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lúcio, Ingrid Martins Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Maria da Conceição Carneiro Pessoa de
metadata.dc.contributor.referee2: Albuquerque, Maria Cícera dos Santos de
Resumo: Esse estudo teve como objetivo analisar através das interações do recém-nascido se a voz cantada do profissional de saúde pode ser um fator de cuidado para a satisfação de suas necessidades Trata-se de um pesquisa-cuidado, com abordagem qualitativa, realizada na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica. A intervenção musical ocorreu através da voz cantada da profissional, utilizando-se a música “Reconhecimento” de Isadora Canto. A coleta foi realizada por meio da observação qualitativa, dos dados do prontuário do binômio e de gravação na forma de filmagem, cuja análise baseou-se na Teoria do Cuidado Transpessoal. Participaram da pesquisa 05 binômios, os quais demonstraram que o uso de práticas artísticas (canto) deixa de ser uma ação que normatiza e determina o modo de interação e comportamento do outro para tornar-se possibilidade de encontro entre as necessidades deste e a resposta resolutiva e eficaz da assistência. Entende-se, nesta pesquisa, que a assistência em saúde é passível de reconstrução e recomposição de suas práticas e que a utilização da voz cantada como um recurso no cuidado pode funcionar como objeto de contribuição de enfrentamento e confiança do ser cuidado e do cuidador. Ressalta-se a expressiva contribuição da teoria para embasar estes conceitos e reforçar uma assistência de enfermagem mais coerente, verdadeira e empática. Conclui-se, portanto, que devido a influência favorável sobre a totalidade do cuidado, o canto representou um reforço positivo na busca pessoal pela melhora profissional, pela humanidade da assistência e pelo oferecimento de uma assistência transpessoal com foco nos fatores de cuidado e na satisfação das necessidades.
Abstract: This study purpose to analyze through the interations of the newborn if the voice of the healthcare professional can be a factor of care for the satisfaction of their needs. This is a research-care, with a qualitative approach, carried out at the Neonatal Intermediate Care Unit of Santa Monica School Maternity. The musical intervention made through the singing voice of the professional, using a song "Reconhecimento" of Isadora Canto. The collection was performed through qualitative observation, of the binomial medical records and of recording in the form of filming, whose analysis was based on the Theory of Transpersonal Care. The participated were five newborns, which demonstrated that the use of artistic practices (singing) is no only an action that regulates and determines the way of interaction and behavior of the other, but they become a possibility between the needs of the newborns and the answer and effective assistence. It is understood in this research that health care is capable of reconstruction and recomposition of its practices and that the use of voice as a resource in care can function as an object of coping contribution and trust between caregiver and caregiver. Emphasis is placed on the expressive contribution of theory to support these concepts and reinforce a more coherent, true and empathetic nursing care. It is concluded, therefore, that due to the favorable influence on the totality of care, singing represented a positive reinforcement in the personal search for professional improvement, for the humanity of care and for the offer of a transpersonal assistance focused on factors of care and on satisfaction of needs.
Palavras-chave: Recém-nascido
Serviços da saúde infantil
Musicoterapia
Cuidados de enfermagem
Humanização da assistência
Newborn
Child Health Services
Music Therapy
Nurse Care
Humanization of Assistance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: LÍVIO, Thaís Alves. Projeto en[canto]: a voz cantada como prática complementar ao binômio mãe-bebê fundamentada no cuidado transpessoal. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem e Farmácia, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5867
Data do documento: 20-set-2018
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