00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5867
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Trezza, Maria Cristina Soares Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2029658032325913pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lúcio, Ingrid Martins Leite-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001867001343851pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Maria da Conceição Carneiro Pessoa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9295000180723774pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Maria Cícera dos Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8809415517834694pt_BR
dc.creatorLívio, Thaís Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861850615443375pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-04T15:00:04Z-
dc.date.available2019-08-12-
dc.date.available2019-09-04T15:00:04Z-
dc.date.issued2018-09-20-
dc.identifier.citationLÍVIO, Thaís Alves. Projeto en[canto]: a voz cantada como prática complementar ao binômio mãe-bebê fundamentada no cuidado transpessoal. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem e Farmácia, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5867-
dc.description.abstractThis study purpose to analyze through the interations of the newborn if the voice of the healthcare professional can be a factor of care for the satisfaction of their needs. This is a research-care, with a qualitative approach, carried out at the Neonatal Intermediate Care Unit of Santa Monica School Maternity. The musical intervention made through the singing voice of the professional, using a song "Reconhecimento" of Isadora Canto. The collection was performed through qualitative observation, of the binomial medical records and of recording in the form of filming, whose analysis was based on the Theory of Transpersonal Care. The participated were five newborns, which demonstrated that the use of artistic practices (singing) is no only an action that regulates and determines the way of interaction and behavior of the other, but they become a possibility between the needs of the newborns and the answer and effective assistence. It is understood in this research that health care is capable of reconstruction and recomposition of its practices and that the use of voice as a resource in care can function as an object of coping contribution and trust between caregiver and caregiver. Emphasis is placed on the expressive contribution of theory to support these concepts and reinforce a more coherent, true and empathetic nursing care. It is concluded, therefore, that due to the favorable influence on the totality of care, singing represented a positive reinforcement in the personal search for professional improvement, for the humanity of care and for the offer of a transpersonal assistance focused on factors of care and on satisfaction of needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecém-nascidopt_BR
dc.subjectServiços da saúde infantilpt_BR
dc.subjectMusicoterapiapt_BR
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectHumanização da assistênciapt_BR
dc.subjectNewbornpt_BR
dc.subjectChild Health Servicespt_BR
dc.subjectMusic Therapypt_BR
dc.subjectNurse Carept_BR
dc.subjectHumanization of Assistancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleProjeto en[canto]: a voz cantada como prática complementar ao binômio mãe-bebê fundamentada no cuidado transpessoalpt_BR
dc.title.alternativeEn[canto] Project]: the singing voice as a complementary practice to the mother-baby binomial based on transpessional carept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse estudo teve como objetivo analisar através das interações do recém-nascido se a voz cantada do profissional de saúde pode ser um fator de cuidado para a satisfação de suas necessidades Trata-se de um pesquisa-cuidado, com abordagem qualitativa, realizada na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica. A intervenção musical ocorreu através da voz cantada da profissional, utilizando-se a música “Reconhecimento” de Isadora Canto. A coleta foi realizada por meio da observação qualitativa, dos dados do prontuário do binômio e de gravação na forma de filmagem, cuja análise baseou-se na Teoria do Cuidado Transpessoal. Participaram da pesquisa 05 binômios, os quais demonstraram que o uso de práticas artísticas (canto) deixa de ser uma ação que normatiza e determina o modo de interação e comportamento do outro para tornar-se possibilidade de encontro entre as necessidades deste e a resposta resolutiva e eficaz da assistência. Entende-se, nesta pesquisa, que a assistência em saúde é passível de reconstrução e recomposição de suas práticas e que a utilização da voz cantada como um recurso no cuidado pode funcionar como objeto de contribuição de enfrentamento e confiança do ser cuidado e do cuidador. Ressalta-se a expressiva contribuição da teoria para embasar estes conceitos e reforçar uma assistência de enfermagem mais coerente, verdadeira e empática. Conclui-se, portanto, que devido a influência favorável sobre a totalidade do cuidado, o canto representou um reforço positivo na busca pessoal pela melhora profissional, pela humanidade da assistência e pelo oferecimento de uma assistência transpessoal com foco nos fatores de cuidado e na satisfação das necessidades.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.