00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5817
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A transição da educação infantil para o ensino fundamental: entre o aprender e o brincar
Autor(es): Silva, Adelba Fausto da
Primeiro Orientador: Ferraz, Eraldo de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee2: Marcolino, Suzana
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo compreender os impactos do processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo deste trabalho a metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa com caráter subjetivo, sendo utilizadas as experiências e observações individuais da autora e entrevistas não estruturas com dez crianças que iriam iniciar as aulas no Ensino Fundamental; uma professora do Centro Municipal de Educação Infantil, de onde se originou as crianças e uma professora da Escola de Ensino Fundamental, destino das crianças; abordagens de pesquisa bibliográfica e Grupo Focal. Os aportes teóricos se dão através das contribuições de Ferreira (2002), Kramer (2011), Marcondes (2012), Motta (2013) dentre outros. Foram utilizadas também fontes relacionadas ao ordenamento legal: Constituição Federal - CF (1988); Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil - DCNEI (1998); Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió (2015); Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI (1998); Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). A pesquisa evidenciou que o desenvolvimento sócio cultural da criança, o aprender e o brincar deve se adequar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, para que não possam causar danos de aprendizagem para a criança nesta fase, pois nessa fase do Ensino Fundamental as crianças passam grande parte do tempo sendo escolarizadas e não podem brincar mais, necessitando assim que sejam desenvolvidos métodos e formas que estabeleçam que a transição desse processo ocorra de forma prazerosa, pois a criança não deixa de ser criança porque entrou para o Ensino Fundamental, evitando que haja rupturas.
Palavras-chave: Crianças
Ensino Fundamental
Educação Infantil
Transição
Children
Transition
Elementary School
Child education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Adelba Fausto da. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: entre o aprender e o brincar. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5817
Data do documento: 30-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: entre o aprender e o brincar.pdf296.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.