00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129064769842986pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee2Marcolino, Suzana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4235351112811483pt_BR
dc.creatorSilva, Adelba Fausto da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7751976730379654pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-30T14:03:01Z-
dc.date.available2019-08-30T14:03:01Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.citationSILVA, Adelba Fausto da. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: entre o aprender e o brincar. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5817-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTransiçãopt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectTransitionpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA transição da educação infantil para o ensino fundamental: entre o aprender e o brincarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como principal objetivo compreender os impactos do processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo deste trabalho a metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa com caráter subjetivo, sendo utilizadas as experiências e observações individuais da autora e entrevistas não estruturas com dez crianças que iriam iniciar as aulas no Ensino Fundamental; uma professora do Centro Municipal de Educação Infantil, de onde se originou as crianças e uma professora da Escola de Ensino Fundamental, destino das crianças; abordagens de pesquisa bibliográfica e Grupo Focal. Os aportes teóricos se dão através das contribuições de Ferreira (2002), Kramer (2011), Marcondes (2012), Motta (2013) dentre outros. Foram utilizadas também fontes relacionadas ao ordenamento legal: Constituição Federal - CF (1988); Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil - DCNEI (1998); Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió (2015); Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI (1998); Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). A pesquisa evidenciou que o desenvolvimento sócio cultural da criança, o aprender e o brincar deve se adequar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, para que não possam causar danos de aprendizagem para a criança nesta fase, pois nessa fase do Ensino Fundamental as crianças passam grande parte do tempo sendo escolarizadas e não podem brincar mais, necessitando assim que sejam desenvolvidos métodos e formas que estabeleçam que a transição desse processo ocorra de forma prazerosa, pois a criança não deixa de ser criança porque entrou para o Ensino Fundamental, evitando que haja rupturas.pt_BR
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