Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5817
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ferraz, Eraldo de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3129064769842986 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Silvana Paulina de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4237683604411139 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marcolino, Suzana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4235351112811483 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Adelba Fausto da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7751976730379654 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-30T14:03:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-30T14:03:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adelba Fausto da. A transição da educação infantil para o ensino fundamental: entre o aprender e o brincar. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5817 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Transição | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Transition | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A transição da educação infantil para o ensino fundamental: entre o aprender e o brincar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como principal objetivo compreender os impactos do processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo deste trabalho a metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa com caráter subjetivo, sendo utilizadas as experiências e observações individuais da autora e entrevistas não estruturas com dez crianças que iriam iniciar as aulas no Ensino Fundamental; uma professora do Centro Municipal de Educação Infantil, de onde se originou as crianças e uma professora da Escola de Ensino Fundamental, destino das crianças; abordagens de pesquisa bibliográfica e Grupo Focal. Os aportes teóricos se dão através das contribuições de Ferreira (2002), Kramer (2011), Marcondes (2012), Motta (2013) dentre outros. Foram utilizadas também fontes relacionadas ao ordenamento legal: Constituição Federal - CF (1988); Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil - DCNEI (1998); Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió (2015); Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI (1998); Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). A pesquisa evidenciou que o desenvolvimento sócio cultural da criança, o aprender e o brincar deve se adequar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, para que não possam causar danos de aprendizagem para a criança nesta fase, pois nessa fase do Ensino Fundamental as crianças passam grande parte do tempo sendo escolarizadas e não podem brincar mais, necessitando assim que sejam desenvolvidos métodos e formas que estabeleçam que a transição desse processo ocorra de forma prazerosa, pois a criança não deixa de ser criança porque entrou para o Ensino Fundamental, evitando que haja rupturas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A transição da educação infantil para o ensino fundamental: entre o aprender e o brincar.pdf | 296.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.