00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5816
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL
Autor(es): Silva, Pauliana Francino da
Silva, Ranielle Oliveira Alves da
Primeiro Orientador: Silva, Rosemeire Reis da
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: O presente artigo aborda a questão da formação docente para o ensino de ciências naturais, como objetivo procuramos discutir sobre a formação inicial de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Partindo da hipótese de que para se chegar a um ensino de ciências de qualidade é indispensável pensar na formação inicial de professores para os primeiros anos do ensino fundamental. De início apresentamos algumas considerações sobre a alfabetização científica. No segundo tópico destaca-se alguns entraves presentes na formação inicial e dos impactos destes para a prática pedagógica e ensino-aprendizagem da disciplina de ciências naturais, em seguida apresentamos os resultados e discussões provenientes da pesquisa realizada com os alunos do último período do curso de Pedagogia. Como problema de pesquisa estruturamos a seguinte questão: o que pensam os futuros professores e professoras dos anos iniciais sobre ensinar Ciências? Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa de cunho qualitativa, no qual, utilizamos questionários para coleta de dados e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os estudantes participantes da pesquisa apresentam ter clareza frente aos objetivos e práticas que são propostos para o ensino de ciências nos anos iniciais.
Palavras-chave: Anos Iniciais
Formação Inicial de Professores
Ensino de Ciências
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Pauliana Francino da; SILVA Ranielle Oliveira Alves da. Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de pedagogia da UFAL. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5816
Data do documento: 23-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação de professores de ciências naturais: os dizeres e saberes dos alunos do curso de Pedagogia da UFAL.pdf523.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.