00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5787
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I
Autor(es): Tavares, Cleidiane Waneska Souto
Pereira, Poliana Maria Nunes
Primeiro Orientador: Silva, Rosemeire Reis da
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Luciano Henrique da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da
Resumo: Esta investigação é fruto da experiência vivenciada durante as atividades de intervenção realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado IV, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No período de dois meses acompanhamos uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I que continham 29 crianças, tendo como campo de pesquisa uma escola pública no bairro do Clima Bom, localizada no município de Maceió (AL). Dentro do campo de pesquisa nos deparamos com uma realidade na qual as crianças aparentemente se dispersavam facilmente na sala de aula com atividades de cunho tradicionalista, em que a privação do movimento infantil era constante, como também dificuldades em desenvolver a habilidade da leitura e da escrita de forma prazerosa. Devido às problemáticas encontradas, buscamos compreender se atividades atreladas ao lúdico no processo de alfabetização e letramento surtia um melhor desempenho escolar para todas as crianças da turma. Apoiamo-nos como aporte teórico metodológico em uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa a observação. Realizamos conjuntamente uma pesquisa documental para analisar o referencial teórico que norteia a educação básica no estado e subsidiam a prática de professores, como: Ferreiro (1993), Soares (1998), kishimoto (2010), Vigotsky (1979), entre outros. Consideramos de extrema importância à inserção de novas metodologias nesse primeiro estágio da educação básica, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais agradável, sendo essencial respeitar as fases de desenvolvimento infantil do sujeito em formação cognitiva, cultural e social.
Palavras-chave: Lúdico
Alfabetização
Letramento
Aprendizagem
Ensino Fundamental I
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: TAVARES, Cleidiane Waneska Souto; PEREIRA, Poliana Maria Nunes. A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5787
Data do documento: 26-jun-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.