00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Luciano Henrique da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4901992609754485pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Pâmela Tamires Bezerra Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5930619530991589pt_BR
dc.creatorTavares, Cleidiane Waneska Souto-
dc.creatorPereira, Poliana Maria Nunes-
dc.date.accessioned2019-08-28T15:26:46Z-
dc.date.available2019-07-23-
dc.date.available2019-08-28T15:26:46Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.citationTAVARES, Cleidiane Waneska Souto; PEREIRA, Poliana Maria Nunes. A experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental I. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5787-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA experiência do lúdico no processo de alfabetização e letramento em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta investigação é fruto da experiência vivenciada durante as atividades de intervenção realizadas na disciplina de Estágio Supervisionado IV, no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No período de dois meses acompanhamos uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental I que continham 29 crianças, tendo como campo de pesquisa uma escola pública no bairro do Clima Bom, localizada no município de Maceió (AL). Dentro do campo de pesquisa nos deparamos com uma realidade na qual as crianças aparentemente se dispersavam facilmente na sala de aula com atividades de cunho tradicionalista, em que a privação do movimento infantil era constante, como também dificuldades em desenvolver a habilidade da leitura e da escrita de forma prazerosa. Devido às problemáticas encontradas, buscamos compreender se atividades atreladas ao lúdico no processo de alfabetização e letramento surtia um melhor desempenho escolar para todas as crianças da turma. Apoiamo-nos como aporte teórico metodológico em uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa a observação. Realizamos conjuntamente uma pesquisa documental para analisar o referencial teórico que norteia a educação básica no estado e subsidiam a prática de professores, como: Ferreiro (1993), Soares (1998), kishimoto (2010), Vigotsky (1979), entre outros. Consideramos de extrema importância à inserção de novas metodologias nesse primeiro estágio da educação básica, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais agradável, sendo essencial respeitar as fases de desenvolvimento infantil do sujeito em formação cognitiva, cultural e social.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.