00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: A Produção de textos multimodais com foco no cotidiano de alunos do 9º Ano
Título(s) alternativo(s): The production of multimodal texts with focus on the middle school of 9th years of students
Autor(es): Silva, Karinne Michelle Florencio da
Primeiro Orientador: Gomes, Luiz Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Rosineide de
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Andrea da Silva
Resumo: Esta dissertação se desenvolveu a partir da observação de que as novas tecnologias e as múltiplas linguagens estão cada vez mais presentes nos eventos comunicativos, e a escola não pode permanecer alheia a esse contexto que estabelece novos letramentos. A questão que norteia esta pesquisa busca compreender de que maneira o trabalho de leitura/produção de textos multimodais utilizando recursos digitais pode promover multiletramentos. Objetivei verificar como a multimodalidade, associada à mídia digital e envolvendo o cotidiano de alunos do 9º ano de uma escola municipal, pode oportunizar os multiletramentos, conduzindo a uma postura atuante e consciente. Busquei, também, estabelecer um contexto de aprendizagem mútuo, interativo e colaborativo, proporcionando um ambiente propício às vozes dos alunos. A fundamentação teórica está centrada nos estudos de Barthes (2002), Gomes (2011; 2015; 2016), Rojo (2012; 2013) e Street (2014). A abordagem metodológica foi de cunho etnográfico e, por intermédio da construção de um Blog, rodas de conversa, anotações em Diário de Bordo, entrevistas e produções multimodais utilizando o celular, foi possível gerar e coletar dados analisados em seu estágio processual e final. Os resultados deste processo investigativo mostraram que o desinteresse por parte dos alunos e a dificuldade de se expressar e de perceber os efeitos de sentido em textos multimodais é amenizada quando o foco deixa de estar apenas no verbal e passa a considerar a multimodalidade contextualizada com seu ambiente sociocultural e com suas questões identitárias. Assim, um repertório de leitura e produção multimodal de conteúdo pertencente a categorias de interesse dos alunos, associado ao meio digital, conduziu a uma leitura e a uma expressividade mais atuante e consciente, ao desenvolvimento de letramentos e a uma perceptível motivação tão essencial no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: This dissertation was developed from the observation that new technologies and multiple languages are increasingly present in communicative events and the school can not remain unrelated to this context that establishes new literacies. The question that guides this research seeks to understand how the work of reading / producing multimodal texts using digital resources can promote multiliteracies. I aimed to understand how multimodality, associated with digital media and involving the daily life of students in the 9th year of a municipal school can provide multilevels leading to an active and conscious posture. I also sought to establish a context of mutual learning, interactive and collaborative, providing an environment conducive to the voices of students. The theoretical foundation is centered in the studies of Barthes (2002), Gomes (2011; 2015; 2016), Rojo (2012; 2013) and Street (2014). The methodological approach was ethnographic and through the construction of a Blog, talk wheels, Diário de Bordo notes, interviews and multimodal productions using the cell phone, it was possible to generate and collect data analyzed in its procedurais and final stage. The results of this investigative process showed that students' lack of interest and the difficulty of expressing themselves and of perceiving the effects of sense in multimodal texts is mitigated when the focus is no longer only in the verbal and begins to consider multimodality contextualized with its sociocultural environment and its identity issues. Thus, a repertoire of multimodal reading and production of content belonging to categories of interest of the students, associated to the digital medium, led to a more active and conscious reading and expressivity, to the development of literacies and a perceptible motivation so essential in the process teaching-learning.
Palavras-chave: Letramento
Letramento tecnológico
Etnografia
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Literacy
Technological Literacy
Ethnography
Portuguese language - Study and Teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras
Citação: SILVA. Karinne Michelle Florencio da. A Produção de textos multimodais com foco no cotidiano de alunos do 9º Ano. 2019. 185 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5673
Data do documento: 21-mar-2019
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