00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5518
Tipo: Dissertação
Título: Uma exposição científica para se apaixonar pela química: do planejamento à avaliação
Título(s) alternativo(s): A scientific exposure to choose chemistry: from planning to evaluation
Autor(es): Lopes, Márcio José de Moraes
Primeiro Orientador: Francisco Junior, Wilmo Ernesto
metadata.dc.contributor.referee1: Francisco, Welington
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Monique Gabriela Angelo da
Resumo: Este trabalho se propôs a investigar a percepção dos estudantes sobre os objetos de uma exposição científica, bem como o papel destes objetos na interpretação do conjunto expositivo, investigando a possível aprendizagem obtida por estes alunos. Buscou-se interligar a ciência e a arte, numa concepção mais holística da educação, trabalhando como um poema com simbologias científicas e palavras para produção de sentidos. A pesquisa se deu a partir do planejamento, execução e avaliação de uma exposição realizada com 28 estudantes do segundo período de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Arapiraca. Para a coleta de dados foram empregadas observações de campo e questionários respondidos pelos participantes. A partir disso, foi investigado como a exposição alterou a percepção/interpretação inicial do poema e quais aprendizagens foram notadas. Os resultados demonstraram uma boa recepção da exposição e dos objetos produzidos. Revelaram ainda uma melhora na interpretação do poema pelos visitantes a partir do conjunto expositivo. A exposição permitiu-nos trabalhar com cinco estações com objetos expositivos e um vídeo, todos elaborados pelo pesquisador no sentido de buscar outras formas de abordagem do conteúdo conceitual, diversa das práticas mais tradicionais de ensino. A avaliação dos objetos teve uma relação direta com sua interpretação, bem como a possibilidade de gerar experiências autênticas.
Abstract: This paper aims to investigate the students' perception of the objects of a scientific exposition, as well as the role of these objects in the interpretation of the expository set, investigating the possible learning obtained by these students. It sought to interconnect science and art, in a more holistic conception of education, working as a poem with scientific symbologies and words for the production of meanings. The research was based on the planning, execution and evaluation of an exposition carried out with 28 students from the second period of Degree in Chemistry of the Federal University of Arapiraca. Field observations and questionnaires answered by the participants were used to collect data. From this, it was investigated how the exposition altered the initial perception / interpretation of the poem and what learnings were noticed. The results showed a good reception of the exhibition and the objects produced. They also revealed an improvement in the interpretation of the poem by the visitors from the exhibition set. The exhibition allowed us to work with five stations with exhibition objects and a video, all elaborated by the researcher to find other ways of approaching conceptual content, different from more traditional teaching practices. The evaluation of the objects had a direct relation with its interpretation, as well as the possibility of generating authentic experiences.
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino
Poesia
Exposições científicas
Espaço externo da escola
Chemistry - Study and teaching
Poetry
Scientific exhibition
Non-formal educational spaces
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Scientific dissemination
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: LOPES, Márcio José de Moraes. Uma exposição científica para se apaixonar pela química: do planejamento à avaliação. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5518
Data do documento: 18-fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma exposição científica para se apaixonar pela química_ do planejamento à avaliação.pdfUma exposição científica para se apaixonar pela química: do planejamento à avaliação1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.