00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5099
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “E onde estavam as mulheres?” A presença das mulheres nos livros didáticos de História do ensino médio (2015 – 2017)
Título(s) alternativo(s): “E onde estavam as mulheres?” : análise da presença das mulheres nos livros didáticos de história do ensino médio (2015-2017)
Autor(es): Siqueira, Gisele Natally Miguel
Primeiro Orientador: Silva, Gian Carlo de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Baumgarten, Lídia
metadata.dc.contributor.referee2: Veras, Elias Ferreira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o modo como as mulheres aparecem em livros didáticos de História utilizados no Ensino Médio das escolas públicas. Inicialmente, percorremos todo o caminho histórico das obras didáticas desde seu surgimento na antiguidade até as articulações institucionais do Estado Brasileiro para sua formalização, para desta forma entender o caráter político e ideológico que ele assume no Brasil. Ancoramo-nos aqui nas pesquisas da autora Circe Bittencourt, que desenvolveu importantes discussões sobre livros didáticos. Continuamos este constructo pensando como a História das Mulheres começa a ganhar força na historiografia, por quem ela é produzida e de que forma chega ou não nas escolas, trazendo as mais diversas problematizações acerca dos espaços que as mulheres ocuparam e ocupam na história a partir de Michelle Perrot, Rachel Sohiet e Joana Pedro. A discussão tem como base analítica uma coleção didática de História aprovada no PNLD 2015 – 2017, apresentando e discutindo como as mulheres são inseridas e apresentadas ao longo dos capítulos, levando em consideração autores/as, espaços e professores/as, tendo como finalidade a chegada da produção acadêmica a educação básica.
Abstract: This assignment aims to analyse how women are treated on textbooks of History used in High School public schools. At first, the whole historic path of teaching materials was explored from its emergence in antiquity to the institutional development of the Brazilian State for its formalization, for that to understand the political and ideological measures that it produces in Brasil. Researches from Circe Bittencourt, who developed important debates about teaching materials, are used in this project, which was done through the discussion about how women’s history starts to gain force in Historiography, by whom it is produced and how it arrives or not in schools, bringing the most diverse problematisations about the spaces that women occupied and occupy in history by the point of view from Michelle Perrot and Rachel Sohiet. The discussion has its analytics basis a teaching collection of History approved in the PNLD 2015 – 2017, showing and discussing how women are inserted and illustrated throughout the chapters, taking into account writers, spaces and teachers, aiming at the arrival of academic production to elementary education.
Palavras-chave: Livros didáticos
Mulheres
Ensino de História
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SIQUEIRA, Gisele Natally Miguel. “ E onde estavam as mulheres? ” a presença das mulheres nos livros didáticos de História do ensino médio (2015 – 2017). 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5099
Data do documento: 20-mar-2019
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