00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Gian Carlo de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816194135811718pt_BR
dc.contributor.referee1Baumgarten, Lídia-
dc.contributor.referee2Veras, Elias Ferreira-
dc.creatorSiqueira, Gisele Natally Miguel-
dc.date.accessioned2019-05-06T19:06:40Z-
dc.date.available2019-05-03-
dc.date.available2019-05-06T19:06:40Z-
dc.date.issued2019-03-20-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Gisele Natally Miguel. “ E onde estavam as mulheres? ” a presença das mulheres nos livros didáticos de História do ensino médio (2015 – 2017). 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5099-
dc.description.abstractThis assignment aims to analyse how women are treated on textbooks of History used in High School public schools. At first, the whole historic path of teaching materials was explored from its emergence in antiquity to the institutional development of the Brazilian State for its formalization, for that to understand the political and ideological measures that it produces in Brasil. Researches from Circe Bittencourt, who developed important debates about teaching materials, are used in this project, which was done through the discussion about how women’s history starts to gain force in Historiography, by whom it is produced and how it arrives or not in schools, bringing the most diverse problematisations about the spaces that women occupied and occupy in history by the point of view from Michelle Perrot and Rachel Sohiet. The discussion has its analytics basis a teaching collection of History approved in the PNLD 2015 – 2017, showing and discussing how women are inserted and illustrated throughout the chapters, taking into account writers, spaces and teachers, aiming at the arrival of academic production to elementary education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.title“E onde estavam as mulheres?” A presença das mulheres nos livros didáticos de História do ensino médio (2015 – 2017)pt_BR
dc.title.alternative“E onde estavam as mulheres?” : análise da presença das mulheres nos livros didáticos de história do ensino médio (2015-2017)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o modo como as mulheres aparecem em livros didáticos de História utilizados no Ensino Médio das escolas públicas. Inicialmente, percorremos todo o caminho histórico das obras didáticas desde seu surgimento na antiguidade até as articulações institucionais do Estado Brasileiro para sua formalização, para desta forma entender o caráter político e ideológico que ele assume no Brasil. Ancoramo-nos aqui nas pesquisas da autora Circe Bittencourt, que desenvolveu importantes discussões sobre livros didáticos. Continuamos este constructo pensando como a História das Mulheres começa a ganhar força na historiografia, por quem ela é produzida e de que forma chega ou não nas escolas, trazendo as mais diversas problematizações acerca dos espaços que as mulheres ocuparam e ocupam na história a partir de Michelle Perrot, Rachel Sohiet e Joana Pedro. A discussão tem como base analítica uma coleção didática de História aprovada no PNLD 2015 – 2017, apresentando e discutindo como as mulheres são inseridas e apresentadas ao longo dos capítulos, levando em consideração autores/as, espaços e professores/as, tendo como finalidade a chegada da produção acadêmica a educação básica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.