06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4903
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso das redes sociais na escola: possibilidades de aproximação entre escola e família
Autor(es): Barros, Tayane Ribeiro de
Primeiro Orientador: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee2: Pavezi, Marilza
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar a importância do papel da família no espaço escolar, e as contribuições que as tecnologias podem trazer para que a participação aconteça de forma satisfatória. Utilizou-se para esta investigação, a pesquisa bibliográfica, através da abordagem qualitativa, a fim de evidenciar a relação entre escola e família, e, as contribuições que o uso das redes sociais traz para que a parceria e a interação aconteçam de forma satisfatória para todos os envolvidos. Para o processo de coletas de dados foram utilizados os seguintes instrumentos; questionários e entrevistas. Estes foram aplicados aos professores e pais de alunos, referente à participação da família e o uso que fazem das redes sociais, e, como estas podem contribuir para o melhor desenvolvimento do aluno e a comunicação entre pais e escola. Tendo como referencial teórico os autores como, Serafim e Sousa (2011), Masetto (2000), Dessen e Polonia (2007), José Manuel Moran (2012), entre outros que contribuíram para essa pesquisa.
Abstract: The present study aims to analyze the importance of the role of family in the school space, and the contributions that technologies can bring for participation to take place satisfactorily. It was used for this research, bibliographical research, through the qualitative approach, in order to to highlight the relationship between school and family, and the contributions that the use of social networks means that partnership and interaction take place in a satisfactory to all concerned. For the process of collecting data the following instruments were used; questionnaires and interviews. These were applied to teachers and parents of students, regarding the participation of their use of social networks, and how they can contribute for the best development of the student and the communication between parents and school. Having as theoretical reference the authors as, Serafim and Sousa (2011), Masetto (2000), Dessen and Poland (2007), José Manuel Moran (2012), among others who contributed to this research.
Palavras-chave: Educação
Tecnologias educacionais
Redes sociais
Ensino e aprendizagem
Escola
Família
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: BARROS, Tayane Ribeiro de. O uso das redes sociais na escola: possibilidades de aproximação entre escola e família. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4903
Data do documento: 28-set-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso das redes sociais na escola: possibilidades de aproximação entre escola e família.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.