Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4796
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino das cefaleias em uma universidade pública: análise da matriz curricular e visão dos discentes |
Título(s) alternativo(s): | The headache teaching at a public university: analysis of the curricular matrix and view of the students |
Autor(es): | Bastos, Mariana Cota |
Primeiro Orientador: | Canuto, Ângela Maria Moreira |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Vilela, Rosana Quintella Brandão |
metadata.dc.contributor.referee1: | Tavares, Carlos Henrique Falcão |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Paulo José Medeiros de Souza |
Resumo: | O Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve o objetivo de examinar o ensino da cefaleia na graduação, através da análise do projeto pedagógico do curso de medicina (PPC) e da avaliação dos discentes. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa de natureza exploratória, através da análise documental e utilização de casos clínicos apresentados em vídeos. Os resultados da pesquisa são apresentados em dois artigos originais intitulados: 1) O ensino da cefaleia em um curso de medicina; no qual são apresentados os dados referentes à análise do PPC e à avaliação dos questionários dos discentes e 2) Conhecimento dos internos de medicina sobre as cefaleias, onde é avaliado o conhecimento dos discentes sobre o tema através da resposta aos casos clínicos apresentados em formato de vídeo. A identificação de lacunas no ensino da cefaleia despertou para o desenvolvimento de dois produtos de intervenção: a criação de um canal no YouTube e um relatório técnico-científico para o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade Medicina da UFAL. A dificuldade em equilibrar a quantidade de informações e habilidades clínicas no currículo médico proporciona um status menos importante para a cefaleia. Entretanto, dada sua prevalência e magnitude social, é imprescindível que haja uma reavaliação no planejamento educacional nas Academias. Pretende-se uma adequação curricular do curso de medicina, utilizando-se de transversalidade e interdisciplinaridade do tema, com o objetivo de tornar o egresso mais capacitado para o atendimento global à saúde da comunidade. |
Abstract: | The Academic Conclusion of the Course (TACC) had the objective of examining the teaching of headache in the undergraduate, through the analysis of the pedagogical project of the medical course (PPC) and the evaluation of the students. The methodology used was quantitative-qualitative of exploratory nature, through documentary analysis and use of clinical cases presented in videos. The results of the research are presented in two original articles entitled: 1) The teaching of headache in a medical course; in which the data on the analysis of the PPC and the evaluation of the students 'questionnaires are presented and 2) Evaluation of the knowledge of the medical interns on headache, where the students' knowledge about the subject is evaluated through the response to the clinical cases presented in video format. The identification of gaps in the teaching of headache has led to the development of two intervention products: the creation of a channel on YouTube and a technical-scientific report for the Nucleus Teaching Structure (NDE) of the Faculty of Medicine of UFAL. The difficulty in balancing the amount of information and clinical skills in the medical curriculum provides a less important status for headache. However, given its prevalence and social magnitude, it is imperative that there is a reassessment of educational planning in the Academies. It is intended a curricular adaptation of the medical course, using transversality and interdisciplinarity of the subject, with the purpose of making the egress better able to the global health care of the community. |
Palavras-chave: | Cefaleia Educação Médica Ensino Currículo Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Medicina – Projeto pedagógico Headache Medical education Teaching Curriculum Faculty of Medicine - Pedagogical project |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde |
Citação: | BASTOS, Mariana Cota. O ensino das cefaleias em uma universidade pública: análise da matriz curricular e visão dos discentes. 2019. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4796 |
Data do documento: | 18-jan-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino das cefaleias em uma universidade pública análise da matriz curricular e visão dos discentes.pdf | 2.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.