00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4796
Tipo: Dissertação
Título: O ensino das cefaleias em uma universidade pública: análise da matriz curricular e visão dos discentes
Título(s) alternativo(s): The headache teaching at a public university: analysis of the curricular matrix and view of the students
Autor(es): Bastos, Mariana Cota
Primeiro Orientador: Canuto, Ângela Maria Moreira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vilela, Rosana Quintella Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Tavares, Carlos Henrique Falcão
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Paulo José Medeiros de Souza
Resumo: O Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve o objetivo de examinar o ensino da cefaleia na graduação, através da análise do projeto pedagógico do curso de medicina (PPC) e da avaliação dos discentes. A metodologia utilizada foi quanti-qualitativa de natureza exploratória, através da análise documental e utilização de casos clínicos apresentados em vídeos. Os resultados da pesquisa são apresentados em dois artigos originais intitulados: 1) O ensino da cefaleia em um curso de medicina; no qual são apresentados os dados referentes à análise do PPC e à avaliação dos questionários dos discentes e 2) Conhecimento dos internos de medicina sobre as cefaleias, onde é avaliado o conhecimento dos discentes sobre o tema através da resposta aos casos clínicos apresentados em formato de vídeo. A identificação de lacunas no ensino da cefaleia despertou para o desenvolvimento de dois produtos de intervenção: a criação de um canal no YouTube e um relatório técnico-científico para o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade Medicina da UFAL. A dificuldade em equilibrar a quantidade de informações e habilidades clínicas no currículo médico proporciona um status menos importante para a cefaleia. Entretanto, dada sua prevalência e magnitude social, é imprescindível que haja uma reavaliação no planejamento educacional nas Academias. Pretende-se uma adequação curricular do curso de medicina, utilizando-se de transversalidade e interdisciplinaridade do tema, com o objetivo de tornar o egresso mais capacitado para o atendimento global à saúde da comunidade.
Abstract: The Academic Conclusion of the Course (TACC) had the objective of examining the teaching of headache in the undergraduate, through the analysis of the pedagogical project of the medical course (PPC) and the evaluation of the students. The methodology used was quantitative-qualitative of exploratory nature, through documentary analysis and use of clinical cases presented in videos. The results of the research are presented in two original articles entitled: 1) The teaching of headache in a medical course; in which the data on the analysis of the PPC and the evaluation of the students 'questionnaires are presented and 2) Evaluation of the knowledge of the medical interns on headache, where the students' knowledge about the subject is evaluated through the response to the clinical cases presented in video format. The identification of gaps in the teaching of headache has led to the development of two intervention products: the creation of a channel on YouTube and a technical-scientific report for the Nucleus Teaching Structure (NDE) of the Faculty of Medicine of UFAL. The difficulty in balancing the amount of information and clinical skills in the medical curriculum provides a less important status for headache. However, given its prevalence and social magnitude, it is imperative that there is a reassessment of educational planning in the Academies. It is intended a curricular adaptation of the medical course, using transversality and interdisciplinarity of the subject, with the purpose of making the egress better able to the global health care of the community.
Palavras-chave: Cefaleia
Educação Médica
Ensino
Currículo
Universidade Federal de Alagoas. Faculdade de Medicina – Projeto pedagógico
Headache
Medical education
Teaching
Curriculum
Faculty of Medicine - Pedagogical project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Citação: BASTOS, Mariana Cota. O ensino das cefaleias em uma universidade pública: análise da matriz curricular e visão dos discentes. 2019. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4796
Data do documento: 18-jan-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino das cefaleias em uma universidade pública análise da matriz curricular e visão dos discentes.pdf2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.