00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
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Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento dos docentes de enfermagem e odontologia sobre Hepatites Virais B e C em duas instituições de ensino superior de uma cidade do Nordeste
Autor(es): Santana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva
Primeiro Orientador: Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Eveline Lucena
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Célio Fernando de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, Geraldo Magella
Resumo: As Hepatites Virais são um importante problema de saúde pública mundial, se destacando por serem na maioria das vezes assintomáticas e de fácil disseminação. Estima-se que cerca de dois bilhões de pessoas no mundo já entraram em contato com o vírus B, cerca de 325 milhões são portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões da hepatite C (BRASIL, 2006). Os profissionais de saúde são referência para a população em geral no que diz respeito à informações sobre doenças e tratamentos em geral. Desta forma, a formação deste profissional deve receber uma atenção especial, erguida sob pilares que forneça ao estudante conteúdo e segurança para transmitir as informações recebidas à população e seus futuros clientes/pacientes. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, realizado através de uma entrevista com roteiro estruturado com docentes dos cursos de graduação em enfermagem e odontologia de duas Instituições de Ensino Superior de uma Cidade do Nordeste. Este estudo teve como objetivo geral avaliar o conhecimento dos docentes dos cursos de graduação em enfermagem e odontologia de duas Instituições de Ensino Superior de uma Cidade do Nordeste sobre os aspectos das Hepatites B e C. Os resultados encontrados mostram que os docentes responderam corretamente quando abordados sobre prevenção (93,75%) e sinais e sintomas (87,5%), porém apresentaram dificuldades no conhecimento sobre as formas de transmissão (53,12%), diagnóstico (62,5%) e tratamento (43,75%). Não houve diferença estatística em relação aos conhecimentos entre os docentes de enfermagem e odontologia e nem relacionadas às Instituições de Ensino Superior. Concluiu-se que o menor conhecimento foi relacionado à transmissão, diagnóstico e tratamento, enquanto o melhor foi em relação à prevenção. O conteúdo é abordado nos cursos durante a graduação, porém de forma fragmentada e diluída e ao se comparar as respostas entre os cursos e as IES não houve diferença estatística significante.
Abstract: Viral hepatitis are important diseases for Public Health, stood out as being most often asymptomatic and easy dissemination. It is estimated that about two billion people in the world have contacted the virus B and are about 325 million chronic carriers of hepatitis B and hepatitis C 170 million (BRASIL, 2006). Health professionals are reference for the general population with regard to information on diseases and treatments in general. Thus, the formation of this professional should receive special attention, erected on pillars that give the student content and security to transmit the information received from the public and future clients / patients. It is a cross-sectional, qualitative and exploratory, accomplished through a structure interview with teachers of undergraduate courses in nursing and dentistry two Public Institutions of Higher Education in a city in Northeast. This study aimed to assess the knowledge of teachers of undergraduate courses in nursing and dentistry Two Public Institutions of Higher Education in a city in Northeast on aspects of Hepatitis B and C. The results show that teachers responded correctly when approached about prevention (93.75%) signs and symptoms (87.5%), but had difficulties in knowledge about the modes of transmission (53.12%), diagnosis (62.5%) and treatment (43.75%). There was no statistical difference in relation to knowledge among faculty and nursing and dentistry or related to Higher Education Institutions. It was concluded that the lowest knowledge was related to the transmission, diagnosis and treatment, while the best was regarding prevention The content is covered in the courses for graduation, but in a fragmented and diluted and when comparing responses between courses and Institutions there was no statistically significant difference.
Palavras-chave: Enfermagem – Docentes
Odontologia – Docentes
Hepatite B
Hepatite C
Docentes – Conhecimento teórico
Faculty
Nursing - Teachers
Dentistry - Teachers
Hepatitis B
Hepatitis C
Teachers - Theorical knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citação: SANTANA, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva. Conhecimento dos docentes de enfermagem e odontologia sobre Hepatites Virais B e C em duas instituições de ensino superior de uma cidade do Nordeste. 2019. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4571
Data do documento: 1-ago-2013
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