00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7961962447769999pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Eveline Lucena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8480570125085506pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Célio Fernando de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1200930811643637pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Geraldo Magella-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0553089994592057pt_BR
dc.creatorSantana, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8480226614610703pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-16T15:12:41Z-
dc.date.available2019-02-08-
dc.date.available2019-03-16T15:12:41Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifier.citationSANTANA, Viviane Vanessa Rodrigues da Silva. Conhecimento dos docentes de enfermagem e odontologia sobre Hepatites Virais B e C em duas instituições de ensino superior de uma cidade do Nordeste. 2019. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4571-
dc.description.abstractViral hepatitis are important diseases for Public Health, stood out as being most often asymptomatic and easy dissemination. It is estimated that about two billion people in the world have contacted the virus B and are about 325 million chronic carriers of hepatitis B and hepatitis C 170 million (BRASIL, 2006). Health professionals are reference for the general population with regard to information on diseases and treatments in general. Thus, the formation of this professional should receive special attention, erected on pillars that give the student content and security to transmit the information received from the public and future clients / patients. It is a cross-sectional, qualitative and exploratory, accomplished through a structure interview with teachers of undergraduate courses in nursing and dentistry two Public Institutions of Higher Education in a city in Northeast. This study aimed to assess the knowledge of teachers of undergraduate courses in nursing and dentistry Two Public Institutions of Higher Education in a city in Northeast on aspects of Hepatitis B and C. The results show that teachers responded correctly when approached about prevention (93.75%) signs and symptoms (87.5%), but had difficulties in knowledge about the modes of transmission (53.12%), diagnosis (62.5%) and treatment (43.75%). There was no statistical difference in relation to knowledge among faculty and nursing and dentistry or related to Higher Education Institutions. It was concluded that the lowest knowledge was related to the transmission, diagnosis and treatment, while the best was regarding prevention The content is covered in the courses for graduation, but in a fragmented and diluted and when comparing responses between courses and Institutions there was no statistically significant difference.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagem – Docentespt_BR
dc.subjectOdontologia – Docentespt_BR
dc.subjectHepatite Bpt_BR
dc.subjectHepatite Cpt_BR
dc.subjectDocentes – Conhecimento teóricopt_BR
dc.subjectFacultypt_BR
dc.subjectNursing - Teacherspt_BR
dc.subjectDentistry - Teacherspt_BR
dc.subjectHepatitis Bpt_BR
dc.subjectHepatitis Cpt_BR
dc.subjectTeachers - Theorical knowledgept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleConhecimento dos docentes de enfermagem e odontologia sobre Hepatites Virais B e C em duas instituições de ensino superior de uma cidade do Nordestept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs Hepatites Virais são um importante problema de saúde pública mundial, se destacando por serem na maioria das vezes assintomáticas e de fácil disseminação. Estima-se que cerca de dois bilhões de pessoas no mundo já entraram em contato com o vírus B, cerca de 325 milhões são portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões da hepatite C (BRASIL, 2006). Os profissionais de saúde são referência para a população em geral no que diz respeito à informações sobre doenças e tratamentos em geral. Desta forma, a formação deste profissional deve receber uma atenção especial, erguida sob pilares que forneça ao estudante conteúdo e segurança para transmitir as informações recebidas à população e seus futuros clientes/pacientes. Trata-se de um estudo transversal, exploratório, realizado através de uma entrevista com roteiro estruturado com docentes dos cursos de graduação em enfermagem e odontologia de duas Instituições de Ensino Superior de uma Cidade do Nordeste. Este estudo teve como objetivo geral avaliar o conhecimento dos docentes dos cursos de graduação em enfermagem e odontologia de duas Instituições de Ensino Superior de uma Cidade do Nordeste sobre os aspectos das Hepatites B e C. Os resultados encontrados mostram que os docentes responderam corretamente quando abordados sobre prevenção (93,75%) e sinais e sintomas (87,5%), porém apresentaram dificuldades no conhecimento sobre as formas de transmissão (53,12%), diagnóstico (62,5%) e tratamento (43,75%). Não houve diferença estatística em relação aos conhecimentos entre os docentes de enfermagem e odontologia e nem relacionadas às Instituições de Ensino Superior. Concluiu-se que o menor conhecimento foi relacionado à transmissão, diagnóstico e tratamento, enquanto o melhor foi em relação à prevenção. O conteúdo é abordado nos cursos durante a graduação, porém de forma fragmentada e diluída e ao se comparar as respostas entre os cursos e as IES não houve diferença estatística significante.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.