00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4516
Tipo: Dissertação
Título: “O que tenho a comemorar? o que foi que eu fiz da minha vida? ” : a saúde mental de professores da educação básica de Garanhuns-PE
Título(s) alternativo(s): "What do i have to celebrate? What was that i made my life?": the mental health of basic education of Garanhuns/ PE
Autor(es): Ramos, Mylena Carla Almeida Tenório
Primeiro Orientador: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee2: Matos, Rosângela da Luz
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa realizada na rede municipal de ensino de Garanhuns/Pernambuco, que objetivou compreender a saúde mental do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram mapear a rede municipal de ensino de Garanhuns com relação a inclusão dos alunos com deficiência, bem como o perfil de um grupo de professores da rede, além de analisar como esse profissional tem vivenciado a inclusão em termos de sua saúde mental, almejando destacar as situações e os fatores que contribuem para o surgimento de sofrimento no exercício da profissão docente no processo de inclusão escolar. Dessa forma, partimos do trinômio saúde, trabalho e educação, através do crescente aumento de estudos relacionados a essa temática, seguindo também o pressuposto de Clot (2010), no qual a clínica da atividade passa a ser utilizada em uma busca pela análise do trabalho e seu desenvolvimento, a fim de reacender o poder de agir dos trabalhadores, seja individual ou coletivamente. Trata-se de uma pesquisa mista, com abordagem quali-quanti. Para produção de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário com questões quantitativas e qualitativas para mapeamento de aspectos relacionados à saúde dos participantes, realizada em três escolas da rede municipal que contam com o maior número de alunos incluídos, tendo como participantes 21 professores. Em seguida foi proposta uma produção de fotos de situações consideradas causadoras do adoecimento desses profissionais no ambiente de trabalho, realizada em uma das escolas da rede, a qual conta com sala de AEE, realizada com 3 professores. Foi realizada entrevista em grupo das situações registradas, as quais representam situações de angústia, dor ou prazer. A partir da análise pela estatística descritiva e partindo das categorias criadas, verificamos que os agravantes da saúde desses professores são algo presente, independente do processo de inclusão, sendo que o próprio ambiente causa angústia e sofrimento. Os resultados apontaram para uma insatisfação dos professores, tendo em vista a falta de formação, de estrutura física e suporte dos órgãos competentes, além da má remuneração e condições de trabalho.
Abstract: The present work presents a research carried out in the municipal network of Garanhuns / Pernambuco, which aimed to understand the mental health of the teacher who works in the initial years of Elementary School. The specific objectives were to map Garanhuns' municipal education network in relation to the inclusion of students with disabilities, as well as the profile of a group of teachers of the network, and to analyze how this professional has experienced inclusion in terms of his mental health , aiming to highlight the situations and factors that contribute to the emergence of suffering in the exercise of the teaching profession in the process of school inclusion. In this way, we start from the trinomial health, work and education, through the increasing increase of studies related to this subject, also following the assumption of Clot (2010), in which the clinic of the activity starts to be used in a search for work analysis and its development, in order to rekindle the workers' power to act, either individually or collectively. It is a mixed research with a quali-quanti approach. The following instruments were used to produce data: questionnaire with quantitative and qualitative questions for mapping aspects related to participants' health, carried out in three municipal schools with the largest number of students included, with 21 teachers participating. Then, it was proposed a photo production of situations considered to cause the sickness of these professionals in the work environment, carried out in one of the schools of the network, which has an ESA room, with 3 teachers. A group interview was conducted of the situations recorded, which represent situations of distress, pain or pleasure. From the analysis by descriptive statistics and starting from the created categories, we verified that the aggravating of the health of these teachers is something present, independent of the inclusion process, and the environment itself causes anguish and suffering. The results pointed to teachers' dissatisfaction, given the lack of training, physical structure and support of the competent bodies, as well as poor pay and working conditions.
Palavras-chave: Saúde Mental
Atividade Docente
Inclusão Escolar
Mental Health
School Inclusion
Teaching Activity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RAMOS, Mylena Carla Almeida Tenório. “O que tenho a comemorar? o que foi que eu fiz da minha vida? ” : a saúde mental de professores da educação básica de Garanhuns-PE. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4516
Data do documento: 30-abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.