00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4384
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de matemática nas séries iniciais: dificuldades e desafios
Título(s) alternativo(s): The teaching of mathematics in the early years: difficulties and challenges
Autor(es): Neves, Tony Fábio Silva das
Primeiro Orientador: Maza, Luis Guillermo Martinez
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa Neto, Vicente Francisco de
Resumo: Esse trabalho apresenta uma abordagem sobre as dificuldades com que se deparam alunos e professores no que concerne à educação matemática, bem como algumas das possíveis causas que os leva a terem um sentimento negativo em relação à matemática e consequentemente faz com que estes alunos apresentem sérias dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, e insatisfação por parte dos professores por não obterem nesse processo os objetivos esperados. Assim, para melhor investigar os assuntos em questão foi feito uma pesquisa com professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Educação de Palmeira dos Índios e com alunos do 8º período de Pedagogia no Campus III da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, ainda foi feita uma análise dos resultados da Prova Palmeira com alunos do 5º ano da rede Municipal, por entender que tais respostas podem ser encontradas na base (a qual falta a muitos alunos) e na formação dos futuros educadores que deverão estar no final do curso aptos para atuar nesta área que requer dos mesmos uma bagagem conceitual sólida.
Abstract: This work presents an approach to the difficulties faced by students and teachers in mathematics education, as well as some of the possible causes that lead them to feel negative about mathematics and consequently cause these students to present serious difficulties in the teaching-learning process, and teachers' dissatisfaction with the achievement of the expected objectives. Thus, in order to better investigate the subjects in question, a survey was carried out with teachers from Elementary School I of the Municipal Education Network of Palmeira dos Índios and with students from the 8th period of Pedagogy at Campus III of the State University of Alagoas - UNEAL, na analysis of the results of the Test Palmeira with students of the 5th year of the Municipal network, for understanding that such answers can be found at the base (which many students lack) and in the training of future educators who should be at the end of the course fit to act in this area that requires a solid conceptual baggage from them.
Palavras-chave: Educação matemática
Formação pedagógica
Ensino das séries iniciais
Mathematical Education
Teaching and Pedagogical Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: NEVES, Tony Fábio Silva das. O ensino de matemática nas séries iniciais: dificuldades e desafios. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4384
Data do documento: 5-out-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de matemática nas séries iniciais: dificuldades e desafios.pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.