00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maza, Luis Guillermo Martinez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823139647303870pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa Neto, Vicente Francisco de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209992046951297pt_BR
dc.creatorNeves, Tony Fábio Silva das-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337452002351716pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-11T19:14:53Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-03-11T19:14:53Z-
dc.date.issued2018-10-05-
dc.identifier.citationNEVES, Tony Fábio Silva das. O ensino de matemática nas séries iniciais: dificuldades e desafios. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4384-
dc.description.abstractThis work presents an approach to the difficulties faced by students and teachers in mathematics education, as well as some of the possible causes that lead them to feel negative about mathematics and consequently cause these students to present serious difficulties in the teaching-learning process, and teachers' dissatisfaction with the achievement of the expected objectives. Thus, in order to better investigate the subjects in question, a survey was carried out with teachers from Elementary School I of the Municipal Education Network of Palmeira dos Índios and with students from the 8th period of Pedagogy at Campus III of the State University of Alagoas - UNEAL, na analysis of the results of the Test Palmeira with students of the 5th year of the Municipal network, for understanding that such answers can be found at the base (which many students lack) and in the training of future educators who should be at the end of the course fit to act in this area that requires a solid conceptual baggage from them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectFormação pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino das séries iniciaispt_BR
dc.subjectMathematical Educationpt_BR
dc.subjectTeaching and Pedagogical Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO ensino de matemática nas séries iniciais: dificuldades e desafiospt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of mathematics in the early years: difficulties and challengespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho apresenta uma abordagem sobre as dificuldades com que se deparam alunos e professores no que concerne à educação matemática, bem como algumas das possíveis causas que os leva a terem um sentimento negativo em relação à matemática e consequentemente faz com que estes alunos apresentem sérias dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, e insatisfação por parte dos professores por não obterem nesse processo os objetivos esperados. Assim, para melhor investigar os assuntos em questão foi feito uma pesquisa com professores do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Educação de Palmeira dos Índios e com alunos do 8º período de Pedagogia no Campus III da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, ainda foi feita uma análise dos resultados da Prova Palmeira com alunos do 5º ano da rede Municipal, por entender que tais respostas podem ser encontradas na base (a qual falta a muitos alunos) e na formação dos futuros educadores que deverão estar no final do curso aptos para atuar nesta área que requer dos mesmos uma bagagem conceitual sólida.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de matemática nas séries iniciais: dificuldades e desafios.pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.