00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3771
Tipo: Dissertação
Título: A dimensão investigativa do processo formativo do/a assistente social em Alagoas
Título(s) alternativo(s): The investigative dimension in the training process of the social worker in Alagoas
Autor(es): Costa, Érika Flávia Soares da
Primeiro Orientador: Trindade, Rosa Lúcia Prédes
metadata.dc.contributor.referee1: Amaral, Maria Virginia Borges
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Japson Gonçalves Santos
Resumo: A presente dissertação discute a dimensão investigativa no processo de formação em graduação de assistentes sociais no estado de Alagoas e reflete acerca do perfil profissional pretendido e expresso ao longo das décadas nos diversos projetos de formação profissional admitidos pelo Serviço Social. Para tanto, a investigação percorreu o lastro histórico em contexto social, político e econômico – Brasil e Alagoas – por meio de pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fonte um conjunto de livros, artigos, Projetos Pedagógicos do Curso de Serviço Social na Universidade Federal de Alagoas, documentos correspondentes à história do Serviço Social em Alagoas desde a Escola Pe. Anchieta até a saída do curso e inserção na UFAL, tais materiais consultados no Acervo Documental da Faculdade de Serviço Social da UFAL. Os materiais pesquisados e estudados em documentos datam da década de 1970 aos anos 2000, tratados sob forma de leitura, seleção de conteúdos centrais no debate, anotações em quadros e esquemas, análise e reflexão da literatura. O problema de pesquisa foi motivado pelas indagações de qual seria a contribuição da pesquisa na formação profissional e de como esta se relaciona com a construção do perfil do/a assistente social, bem como, quais as concepções de pesquisa que permeiam o ensino superior e a formação em Serviço Social ao longo da história da profissão. Nesse sentido, a produção aqui apresentada compreende o lugar que a dimensão investigativa ocupa na formação profissional, considerando as modificações históricas, os projetos profissionais assumidos desde as primeiras Escolas de Serviço Social, bem como, identifica os espaços de discussão fomentados pelas entidades representativas da profissão e o debate teórico-metodológico ao longo das décadas.
Abstract: This work discusses the investigative dimension in the process of graduation of social workers in the state of Alagoas and reflects on the professional profile sought and expressed over the decades in the various professional training projects admitted by Social Work. For that, the research went through the historical background in social, political and economic context - Brazil and Alagoas – through bibliographical and documentary research, having as source a set of books, articles, Pedagogical Projects of the Social Work Course at the Federal University of Alagoas, documents corresponding to the history of the Social Work in Alagoas from the School “Padre Anchieta” until the exit of the course and insertion in UFAL, such materials consulted in the Documentary Collection of the College of Social Service of UFAL. The materials used in this research and studied in documents date from the 1970s to the 2000s, treated in the form of reading, selection of central contents in the debate, notes in tables and schemes, literature analysis and reflection. The research problem was motivated by questions about the contribution of research to professional training and how it relates to the construction of the profile of the social worker, as well as the research conceptions that permeate higher education and training in Social Work over the history of the profession. In this sense, the production presented in this work includes the place that the research dimension occupies in professional training, considering the historical changes, the professional projects undertaken since the first Social Service Schools, as well as, identifies the spaces of discussion fomented by the representative entities of the profession and the theoretical-methodological debate through the decades.
Palavras-chave: Serviço social – Formação profissional
Serviço social - Alagoas
Serviço social – Pesquisa investigativa
Assistente social – Perfil profissional
Social work - Vocational training
Social work – Alagoas
Investigative research
Professional profiles
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: COSTA, Érika Flávia Soares da. A dimensão investigativa do processo formativo do/a assistente social em Alagoas. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3771
Data do documento: 4-out-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A dimensão investigativa do processo formativo do-a assistente social em Alagoas.pdfA dimensão investigativa do processo formativo do/a assistente social em Alagoas1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.