06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Especialização
Título: Aplicativo gramatical: percepções de graduandos em Letras/Português quanto à tecnologia educacional no ensino-aprendizagem de língua materna
Autor(es): Lopes, Maria Ailma Ferreira
Primeiro Orientador: Santos, Cezar Alexandre Neri
metadata.dc.contributor.referee1: Rangel, Heder Cleber de Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Mônica Regina Nascimento dos
Resumo: Este trabalho aborda sobre o aplicativo gramatical Acentuando e as percepções dos graduandos de Letras/Português quanto à tecnologia educacional no ensinoaprendizagem de língua materna. O estudo possui relevância científica e social por entender que os graduandos de Letras serão futuros profissionais que irão atuar na Educação Básica, fazendo-se importante que saibam manusear outros suportes tecnológicos para facilitar o ensino-aprendizagem envolvendo as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e pelo fato de poder extrair as percepções dos graduandos de Letras/Português. O problema da pesquisa a ser respondido neste trabalho é de que modo os concluintes da Licenciatura em Letras/Português percebem o uso do aplicativo gramatical Acentuando como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem das principais regras de acentuação gráfica da Língua Portuguesa. Os instrumentos metodológicos que deram sustentação ao objeto de pesquisa foram os questionários e o aplicativo Acentuando. A metodologia é de cunho qualitativo e quantitiativo em que foram descritos e analisados os questionários semiabertos que foram respondidos pelos graduandos da licenciatura em Letras/Português após manusearem o aplicativo gramatical. O objetivo do estudo são as descrições e análises das percepções dos graduandos de Letras/Português sobre o aplicativo gramatical selecionado para estudo. Os principais teóricos utilizados no embasamento da pesquisa foram: Souza e Rocha (2012), Lévy (1999), Libâneo (2011), Fernandes e Mota (2006), Ribeiro (2013), Prensky (2001), Coll e Monereo (2010), Júnior (2013) e Morais (2007). Com este estudo, conclui-se que os graduandos de Letras percebem que é possível sim o processo de ensinoaprendizagem com a utilização de novos recursos tecnológicos, por exemplo, o Acentuando.
Abstract: This paper deals with the grammatical application Accenturing and the perceptions of undergraduates of Letters / Portuguese regarding educational technology in the teaching-learning of mother tongue. The study has scientific and social relevance because it understands that graduates of Letters will be future professionals who will act in Basic Education, making it important that they know how to handle other technological supports to facilitate teaching and learning involving Information and Communication Technologies (ICT ) and the fact that they can extract the students' perceptions of Letters / Portuguese. The problem of the research to be answered in this work is how the graduates of the Licenciatura em Letras / Português perceive the use of the grammatical application Accentuando as pedagogical resource in the teaching-learning process of the main rules of graphical accentuation of the Portuguese Language. The methodological tools that gave support to the research object were the questionnaires and the Accenting application. The methodology is qualitative and quantitative in which the semi-open questionnaires were answered and described by the undergraduate students of the degree in Letters / Portuguese after handling the grammatical application. The objective of the study is the descriptions and analyzes of the perceptions of undergraduate students of Letters / Portuguese on the grammar application selected for study. The main theorists used in the research were Souza and Rocha (2012), Lévy (1999), Libâneo (2011), Fernandes and Mota (2006), Ribeiro (2013), Prensky (2001), Coll e Monereo , Junior (2013) and Morais (2007). With this study, it is concluded that undergraduate students perceive that the teaching-learning process is possible with the use of new technological resources, for example, Accentuating.
Palavras-chave: Educação
Educação a distância
Língua portuguesa
Tecnologia educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: LOPES, Maria Ailma Ferreira. Aplicativo gramatical: percepções de graduandos em Letras/Português quanto à tecnologia educacional no ensino-aprendizagem de língua materna. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade delmiro Gouveia, Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3652
Data do documento: 30-ago-2018
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