00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3251
Tipo: Dissertação
Título: O desenvolvimento de habilidades do pensamento através da resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático
Título(s) alternativo(s): The development of thinking skills through solving problems of logical-mathematical reasoning
Autor(es): Santos, Thiago Wagner Oliveira dos
Primeiro Orientador: Santos, Adina Rocha dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Junior, Rinaldo Vieira da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Márcio Silva
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar à importância da resolução de problemas que estimulam a mente para o desenvolvimento das habilidades básicas do pensamento: criatividade, estratégia e habilidade visual, e consequentemente, para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Estas habilidades básicas do pensamento antecedem as técnicas de resolução e dão autonomia no processo de criação e desenvolvimento da inteligência, conduzindo o aluno para a capacidade de desenvolver suas estratégias e de aprender com eficiência as técnicas já conhecidas. Além disso, vamos tratar do conceito de competências e habilidades que norteiam o sistema educacional brasileiro, fazendo assim uma análise das competências e habilidades que são avaliadas pela Prova Brasil e de alguns problemas de acordo com essas competências e habilidades, levando em consideração as três componentes que organizam o ensino e aprendizagem da Matemática: conceituação, manipulação e aplicação. Para finalizar, deixamos para o professor um banco de problemas de raciocínio lógico-matemático, para que o mesmo possa aplicá-los em sala de aula, visando o desenvolvimento das habilidades do pensamento e habilidades/competências que norteiam o sistema educacional brasileiro. Esperamos, com esta dissertação, contribuir para a construção de um ambiente de sala de aula provocador e cheio de surpresas, tanto para o aluno quanto para o professor.
Abstract: The purpose of this work is showing the importance of solving problems that stimulates the mind to the basics abilities development of thinking: creativity, strategy and visual ability, and consequently, to the logical-mathematical reasoning. These basical abilities of thinking precede the resolution techniques and give autonomy in the process of creation and development of intelligence, leading the student to the ability to develop their strategies and to learn effectively the techniques already known. In addition, we will deal with the concept of skills and abilities that guide the Brazilian educational system, thus making an analysis of the skills and abilities that are evaluated by Prova Brasil and some problems according to these competences and abilities, taking into account the three components which organize the teaching and learning of Mathematics: conceptualization, manipulation and application. Finally, we leave to the teacher a set of problems of logical-mathematical reasoning, so that he can apply them in the classroom, aiming at the development of the thinking skills and abilities/competences that guide the Brazilian educational system. We hope, with this dissertation, to contribute to the construction of a provocative classroom environment full of surprises, both for the student and for the teacher
Palavras-chave: Matemática – Estudo ensino
Matemática - Resolução de problemas
Habilidades do pensamento
Raciocínio lógico
Competência
Mathematics - Teaching study
Mathematics - Problems resolution
Ability of thinking
Logical reasoning
Competence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SANTOS, Thiago Wagner Oliveira dos. O desenvolvimento de habilidades do pensamento através da resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3251
Data do documento: 9-jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.