00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adina Rocha dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2930023340210737pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Junior, Rinaldo Vieira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156830519836354pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Márcio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1541276246771533pt_BR
dc.creatorSantos, Thiago Wagner Oliveira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4268700437939972pt_BR
dc.date.accessioned2018-08-07T00:02:59Z-
dc.date.available2018-08-06-
dc.date.available2018-08-07T00:02:59Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Thiago Wagner Oliveira dos. O desenvolvimento de habilidades do pensamento através da resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3251-
dc.description.abstractThe purpose of this work is showing the importance of solving problems that stimulates the mind to the basics abilities development of thinking: creativity, strategy and visual ability, and consequently, to the logical-mathematical reasoning. These basical abilities of thinking precede the resolution techniques and give autonomy in the process of creation and development of intelligence, leading the student to the ability to develop their strategies and to learn effectively the techniques already known. In addition, we will deal with the concept of skills and abilities that guide the Brazilian educational system, thus making an analysis of the skills and abilities that are evaluated by Prova Brasil and some problems according to these competences and abilities, taking into account the three components which organize the teaching and learning of Mathematics: conceptualization, manipulation and application. Finally, we leave to the teacher a set of problems of logical-mathematical reasoning, so that he can apply them in the classroom, aiming at the development of the thinking skills and abilities/competences that guide the Brazilian educational system. We hope, with this dissertation, to contribute to the construction of a provocative classroom environment full of surprises, both for the student and for the teacherpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Resolução de problemaspt_BR
dc.subjectHabilidades do pensamentopt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectMathematics - Teaching studypt_BR
dc.subjectMathematics - Problems resolutionpt_BR
dc.subjectAbility of thinkingpt_BR
dc.subjectLogical reasoningpt_BR
dc.subjectCompetencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO desenvolvimento de habilidades do pensamento através da resolução de problemas de raciocínio lógico-matemáticopt_BR
dc.title.alternativeThe development of thinking skills through solving problems of logical-mathematical reasoningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é mostrar à importância da resolução de problemas que estimulam a mente para o desenvolvimento das habilidades básicas do pensamento: criatividade, estratégia e habilidade visual, e consequentemente, para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Estas habilidades básicas do pensamento antecedem as técnicas de resolução e dão autonomia no processo de criação e desenvolvimento da inteligência, conduzindo o aluno para a capacidade de desenvolver suas estratégias e de aprender com eficiência as técnicas já conhecidas. Além disso, vamos tratar do conceito de competências e habilidades que norteiam o sistema educacional brasileiro, fazendo assim uma análise das competências e habilidades que são avaliadas pela Prova Brasil e de alguns problemas de acordo com essas competências e habilidades, levando em consideração as três componentes que organizam o ensino e aprendizagem da Matemática: conceituação, manipulação e aplicação. Para finalizar, deixamos para o professor um banco de problemas de raciocínio lógico-matemático, para que o mesmo possa aplicá-los em sala de aula, visando o desenvolvimento das habilidades do pensamento e habilidades/competências que norteiam o sistema educacional brasileiro. Esperamos, com esta dissertação, contribuir para a construção de um ambiente de sala de aula provocador e cheio de surpresas, tanto para o aluno quanto para o professor.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.