00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3201
Tipo: Dissertação
Título: A pontuação na escritura de crianças recém-alfabetizadas: um estudo sobre rasuras
Autor(es): Oliveira, Carol Prado Basilio de
Primeiro Orientador: Felipeto, Sônia Cristina Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiana Pincho de
Resumo: Este trabalho se dedica à investigação de rasuras de pontuação em produções escritas colaborativamente por uma díade de crianças recém alfabetizadas. Os percursos diacrônico e sincrônico situam o desenvolvimento destes estudos na evolução da escrita ocidental, dentro da perspectiva histórica e funcional da pontuação. A funcionalidade dos sinais de pontuação é então abordada a partir do conceito de texto e do papel que esses sinais exercem na sua organização e na textualização. Esta pesquisa tem como base a Genética Textual, a Linguística da enunciação e a didática da língua escrita, segundo as contribuições de Pierre-Marc de Biase (2010), Émile Benveniste (1976 e 2006), Flores e Teixeira (2013); Dolz, Gagnon e Decândio (2010) e Calil (2008 a e 2012), respectivamente, pois o estudo do processo de escrita, para este trabalho, se fundamenta a partir das perspectivas e conceitos e/ou concepções que circundam a evolução da pontuação, tais como, rasura, manuscrito, enunciação e dialogismo. Assim, a metodologia de aplicação do projeto do qual resultou o objeto de estudo é explicada com o detalhamento de cada uma das etapas de produção textual da díade, como também de investigação sobre os textos/objeto. Como resultado de todo esse trabalho de investigação acerca das rasuras de pontuação, que teve como ponto de partida as rasuras orais comentadas de pontuação – ROC/PON e a estrutura da ROC (rasura oral comentada) –, confirmam-se a produção de ROC/PON e o desdobramento das rasuras de pontuação em outras categorias. Desse modo, cada uma dessas categorias é explicada, exemplificada e analisada neste trabalho.
Abstract: This paper intended to investigate oral commented crossing out punctuation in compositions collaboratively written by a dyad of recently literate children. The Diachronic and synchronous paths situate the development of these studies in the evolution of the occidental writing, inside a historical and functional perspective of punctuation. The functionality of the punctuation signs are addressed from the conception of text and the role that these signs play in their organization and textualization. This research is based on Textual Genetics, Enunciation Linguistics and Didactic Written Language, following the contributions of Pierre-Marc de Biase (2010), Émile Benveniste (1976 e 2016), Flores & Teixeira (2013); Dolz, Gognon & Decânio (2010) e Calil (2008 and 2012), respectively, thus, this written study of the process is based on their perspectives about the concepts and conceptions that involve the punctuation evolution, such as crossing out, hand-writing, enunciation and dialogism. Therefore, the application, of which the methodology resulted in the object of the study, is applied and complemented with details in each stage of the textual production of the dyad, as the investigation about texts/objects. As the result of all investigating work is about commented crossing out punctuation – ROC/PON and the ROC structure (commented crossing out). Thus, each of them is explained and analyzed in this paper.
Palavras-chave: Rasura
Pontuação
Escreventes novatos
Crossing out
Punctuation
Fresh Writers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: OLIVEIRA, Carol Prado Basilio de. A pontuação na escritura de crianças recém-alfabetizadas: um estudo sobre rasuras. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3201
Data do documento: 29-nov-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A pontuação na escritura de crianças recém-alfabetizadas - um estudo sobre rasuras.pdfA pontuação na escritura de crianças recém-alfabetizadas: um estudo sobre rasuras19.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.