00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: O modelo da competência e a educação do trabalhador: uma análise à luz da ontologia marxiana
Título(s) alternativo(s): The model of the competence and the workers' education: an analysis from the point of view of marxian ontology
Autor(es): Morato, Aline Nomeriano
Primeiro Orientador: Bertoldo, Maria Edna de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Jimenez, Maria Susana Vasconcelos
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar, à luz da ontologia marxiana, a proposta de educação do trabalhador fundada na noção de competência, a partir da formulação teórico-crítica da pesquisadora Marise Ramos. A análise desta problemática, com base nos fundamentos da perspectiva ontológico-marxiana, permitiu constatar que apesar de representar a perspectiva do trabalho, sua elaboração crítica não ultrapassa a lógica do capital. A referida abordagem não apresenta uma crítica radical às atuais relações entre trabalho e educação, não avançando no sentido de apontar reais possibilidades de superação desses problemas fora da esfera do capital. A perspectiva apresentada pela pesquisadora indica o âmbito da política como caminho para a resolução das questões referentes à educação do trabalhador. Ao encarar o fenômeno da noção de competência como problema ético-político, Ramos passa a ter a política como fim, seguindo o mesmo caminho de alguns educadores que articulam educação e cidadania. Articulação essa, que embora pretenda apontar para além do sistema capitalista, não consegue ultrapassar os limites impostos por ele. Para a perspectiva da centralidade ontológica do trabalho, a resolução dos problemas decorrentes da sociabilidade capitalista - entre eles está a relação trabalho e educação - apenas pode ser buscada na base econômica da sociedade, que tem uma determinação ontológica (não mecânica) sobre a política, através da superação da contradição entre capital e trabalho, seguida da própria dissolução do capital.
Abstract: The objective of this work is to analyze, to the light of the ontology marxiana, the proposal of the worker’s education founded in the competence notion, starting from researcher Marise Ramos’ theoretical-critical formulation. The analysis of this problem, with base in the foundations of the perspective ontologicol-marxiana, allowed to verify that in spite of representing the perspective of the work, her critical elaboration doesn’t cross the logic of the main. Referred her approach doesn’t present a thorough critic to the current relationships between work and education, not moving forward out in the sense of pointing real possibilities to exceed of those problems of the sphere of the main. The perspective presented by the researcher indicates the extent of the politics as road for the resolution of the subjects regarding the worker’s education. When facing the phenomenon of the competence notion as ethical-political problem, Ramos starts to have the politics as end, following the same road of some educatiors that articulate education and citizenship. Articulation that, that although it intends to appear for besides the system capitalist, it doesn’t get to cross the limits imposed by him. For the perspective of the centralization ontologicol of the work, the resolution of the current problems of the sociabillity of the main – among them it is the relationship work and education – it can only be looked for in the sphere of the economy, that has a determination ontologicol (no mechanics) on the politics, through the to exceed of the contradiction between main and work, following by the own dissolution of the main.
Palavras-chave: Competência
Ontologia marxiana
Educação do trabalhador
Capital
Política
Competence
Marxian ontology
Workers' education
Policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MORATO, Aline Nomeriano. O modelo da competência e a educação do trabalhador: uma análise à luz da ontologia marxiana. 2005. 126 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2957
Data do documento: jul-2005
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