00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bertoldo, Maria Edna de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6676421842402194pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Belmira Rita da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274pt_BR
dc.contributor.referee2Jimenez, Maria Susana Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1771899477297406pt_BR
dc.creatorMorato, Aline Nomeriano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9575263034291970 (ALINE SOARES NOMERIANO)pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-06T19:32:27Z-
dc.date.available2018-04-05-
dc.date.available2018-04-06T19:32:27Z-
dc.date.issued2005-07-
dc.identifier.citationMORATO, Aline Nomeriano. O modelo da competência e a educação do trabalhador: uma análise à luz da ontologia marxiana. 2005. 126 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2957-
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze, to the light of the ontology marxiana, the proposal of the worker’s education founded in the competence notion, starting from researcher Marise Ramos’ theoretical-critical formulation. The analysis of this problem, with base in the foundations of the perspective ontologicol-marxiana, allowed to verify that in spite of representing the perspective of the work, her critical elaboration doesn’t cross the logic of the main. Referred her approach doesn’t present a thorough critic to the current relationships between work and education, not moving forward out in the sense of pointing real possibilities to exceed of those problems of the sphere of the main. The perspective presented by the researcher indicates the extent of the politics as road for the resolution of the subjects regarding the worker’s education. When facing the phenomenon of the competence notion as ethical-political problem, Ramos starts to have the politics as end, following the same road of some educatiors that articulate education and citizenship. Articulation that, that although it intends to appear for besides the system capitalist, it doesn’t get to cross the limits imposed by him. For the perspective of the centralization ontologicol of the work, the resolution of the current problems of the sociabillity of the main – among them it is the relationship work and education – it can only be looked for in the sphere of the economy, that has a determination ontologicol (no mechanics) on the politics, through the to exceed of the contradiction between main and work, following by the own dissolution of the main.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectOntologia marxianapt_BR
dc.subjectEducação do trabalhadorpt_BR
dc.subjectCapitalpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectCompetencept_BR
dc.subjectMarxian ontologypt_BR
dc.subjectWorkers' educationpt_BR
dc.subjectPolicypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO modelo da competência e a educação do trabalhador: uma análise à luz da ontologia marxianapt_BR
dc.title.alternativeThe model of the competence and the workers' education: an analysis from the point of view of marxian ontologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar, à luz da ontologia marxiana, a proposta de educação do trabalhador fundada na noção de competência, a partir da formulação teórico-crítica da pesquisadora Marise Ramos. A análise desta problemática, com base nos fundamentos da perspectiva ontológico-marxiana, permitiu constatar que apesar de representar a perspectiva do trabalho, sua elaboração crítica não ultrapassa a lógica do capital. A referida abordagem não apresenta uma crítica radical às atuais relações entre trabalho e educação, não avançando no sentido de apontar reais possibilidades de superação desses problemas fora da esfera do capital. A perspectiva apresentada pela pesquisadora indica o âmbito da política como caminho para a resolução das questões referentes à educação do trabalhador. Ao encarar o fenômeno da noção de competência como problema ético-político, Ramos passa a ter a política como fim, seguindo o mesmo caminho de alguns educadores que articulam educação e cidadania. Articulação essa, que embora pretenda apontar para além do sistema capitalista, não consegue ultrapassar os limites impostos por ele. Para a perspectiva da centralidade ontológica do trabalho, a resolução dos problemas decorrentes da sociabilidade capitalista - entre eles está a relação trabalho e educação - apenas pode ser buscada na base econômica da sociedade, que tem uma determinação ontológica (não mecânica) sobre a política, através da superação da contradição entre capital e trabalho, seguida da própria dissolução do capital.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O modelo da competência e a educação do trabalhador - uma análise à luz da ontologia marxiana.pdf808.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.