00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Da indicação à eleição de gestores escolares em municípios alagoanos: ares de ruptura ou de permanências?
Título(s) alternativo(s): Of the indication to the election of school managers in Alagoas municipalities: air of rupture or of stays?
Autor(es): Santos, Isabela Macena dos
Primeiro Orientador: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Colares, Maria Lilia Imbiriba Sousa
Resumo: A presente dissertação constitui-se em uma análise da gestão de escolas alagoanas que escolhem o gestor por meio de eleição ou indicação político partidária, tendo como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 2011 a 2015. O objetivo central foi analisar se há ou não mudanças e diferenças significativas em escolas públicas municipais de Alagoas que realizam eleição de diretores quando comparadas às com indicação político-partidária. Este trabalho adotou como opção teórico-metodológica a abordagem qualitativa, dando ênfase à revisão de literatura, observação, entrevista semiestruturada e grupo focal como instrumentos de coleta; para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), com as categorias analíticas Relações de Poder, Participação e Democracia. Os sujeitos da pesquisa foram um representante de cada segmento escolar: gestores, funcionários, alunos, pais, coordenadores e professores de cada escola pesquisada, totalizando 36 sujeitos, sendo seis em cada campo de estudo. O referencial teórico utilizado parte dos estudos de Bobbio (1988 e 1986), Cruz Neto (2013 e 2014), Foucault (2009 e 1979), Lück (2005 e 2007), Mendonça (2001), Paro (2003), Neves (2005), Verçosa (2006) dentre outros. Os resultados mostraram que tanto nas escolas com indicação quanto nas com eleição há a necessidade de um maior fortalecimento dos mecanismos de gestão democrática, pois ainda, em graus diferenciados, há interferência político-partidária na gestão das escolas.
Abstract: This dissertation is on an analysis of Alagoas management schools who choose the manager through election or partisan political statement, with the time frame the period between the years 2011 to 2015. The main objective was to analyze whether or no significant changes and differences in public schools in Alagoas who perform election of directors when compared to with partisan political statement. This work adopted as a theoretical and methodological approach to qualitative approach, emphasizing the literature review, observation, semi-structured interviews and focus groups as collection instruments; Data analysis used the Bardin Content Analysis (2011), with the analytical categories Power Relations, Participation and Democracy. The study subjects were a representative of each school segment: managers, staff, students, parents, coordinators and teachers of each school surveyed, totaling 36 subjects, six in each field of study. The theoretical framework of the Bobbio studies (1988 and 1986), Cruz Neto (2013 and 2014), Foucault (2009 and 1979), Lück (2005 and 2007), Mendonça (2001), Paro (2003), Neves (2005) Verçosa (2006) among others. The results showed that both schools with indication as to the election there is a need for further strengthening of democratic management mechanisms, as yet, in different degrees, there are party political interference in the management of schools.
Palavras-chave: Gestão escolar
Municípios alagoanos
Provimento do cargo do gestor
Ways of filling the post of manager
Alagoanos municipalites
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Isabela Macena dos. Da indicação à eleição de gestores escolares em municípios alagoanos: ares de ruptura ou de permanências? 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2911
Data do documento: 30-jun-2016
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