Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2903
Tipo: | Dissertação |
Título: | Utilização do Facebook no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades e práticas pedagógicas |
Título(s) alternativo(s): | Possibilities of using Facebook as support in the teaching and learning |
Autor(es): | Oliveira, Jacqueline Freire Costa Matias Alves de |
Primeiro Orientador: | Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fireman, Elton Casado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Hernández-Domínguez, Arturo |
metadata.dc.contributor.referee3: | Freitas, Maria Auxiliadora Silva |
Resumo: | O presente estudo envolve uma pesquisa sobre as possibilidades de utilização do Facebook, enquanto apoio no processo ensino e aprendizagem da formação no ensino superior presencial e nas práticas pedagógicas envolvidas neste processo. A questão que dirigiu este trabalho abrange de que modo o Facebook pode ser utilizado como estratégia didática. São objetivos desta pesquisa identificar os professores que já utilizam as redes sociais virtuais; fazer um estudo comparativo entre a plataforma Moodle e a rede social Facebook; e observar as possibilidades de uso deste em sala de aula, como uma alternativa complementar ao ambiente de ensino. Para alcançar esses objetivos, foram aplicados questionários com perguntas objetivas e subjetivas com 45 professores da Universidade Federal de Alagoas – Campus Maceió; sendo que 21 utilizam a rede social Facebook em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso e realização de entrevistas estruturadas. Inicialmente, serão discutidas a fundamentação teórica para este estudo e o conceito de redes sociais e sua aplicabilidade para o ensino, com base nos textos de Coll e Monereo (2010), Recuero (2009/2016) entre outros. Logo em seguida serão apresentadas as bases metodológicas da pesquisa e a análise e interpretação dos dados, estes fundados numa abordagem qualitativa. Os resultados deste estudo apontam que o uso do Facebook pode trazer grandes benefícios para a aprendizagem, mas também sinalizam a necessidade de uma formação continuada de professores em redes sociais na educação, a fim de incentivar o uso da ferramenta como meio de se criar uma cultura tecnológica e incentivar o aprendizado colaborativo. |
Abstract: | This study involves a survey of the possibilities of using Facebook as support in the teaching and learning of training in the classroom higher education and pedagogical practices involved in this process. The question that directed this work covers how Facebook can be used as a teaching strategy. The objectives of this research to identify teachers who already use virtual social networks; make a comparative study between the Moodle platform and social network Facebook; and observe the possibilities of using this in the classroom, as a complementary alternative to the learning environment. To achieve these objectives, questionnaires were applied with objective and subjective questions with 45 teachers from Federal University of Alagoas - Campus Maceió; of which 21 use the social network Facebook in their teaching practices. This is a qualitative research through case study and conducting structured interviews. Initially, it will be discussed the theoretical basis for this study and the concept of social networking and its use for teaching based on Coll and Monereo texts (2010), Recuero (2009/2016) among others. Soon after the methodological basis of the research and the analysis and interpretation of data will be presented, they founded a qualitative approach. The results of this study indicate that the use of Facebook can bring great benefits to learning, but also signal the need for continued training of teachers on social networks in education in order to encourage the use of the tool as a means of creating a culture technological and encourage collaborative learning. |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas Mídias na educação Tecnologias na escola Pedagogical practices Media in education Technologies in education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Jacqueline Freire Costa Matias Alves de. Utilização do Facebook no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades e práticas pedagógicas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2903 |
Data do documento: | 23-mai-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Utilização do Facebook no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades e práticas pedagógicas.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.