00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee2Hernández-Domínguez, Arturo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas, Maria Auxiliadora Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7605354687169566pt_BR
dc.creatorOliveira, Jacqueline Freire Costa Matias Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5331380120454504pt_BR
dc.date.accessioned2018-03-21T12:19:49Z-
dc.date.available2018-03-20-
dc.date.available2018-03-21T12:19:49Z-
dc.date.issued2016-05-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Jacqueline Freire Costa Matias Alves de. Utilização do Facebook no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades e práticas pedagógicas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2903-
dc.description.abstractThis study involves a survey of the possibilities of using Facebook as support in the teaching and learning of training in the classroom higher education and pedagogical practices involved in this process. The question that directed this work covers how Facebook can be used as a teaching strategy. The objectives of this research to identify teachers who already use virtual social networks; make a comparative study between the Moodle platform and social network Facebook; and observe the possibilities of using this in the classroom, as a complementary alternative to the learning environment. To achieve these objectives, questionnaires were applied with objective and subjective questions with 45 teachers from Federal University of Alagoas - Campus Maceió; of which 21 use the social network Facebook in their teaching practices. This is a qualitative research through case study and conducting structured interviews. Initially, it will be discussed the theoretical basis for this study and the concept of social networking and its use for teaching based on Coll and Monereo texts (2010), Recuero (2009/2016) among others. Soon after the methodological basis of the research and the analysis and interpretation of data will be presented, they founded a qualitative approach. The results of this study indicate that the use of Facebook can bring great benefits to learning, but also signal the need for continued training of teachers on social networks in education in order to encourage the use of the tool as a means of creating a culture technological and encourage collaborative learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectMídias na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias na escolapt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectMedia in educationpt_BR
dc.subjectTechnologies in educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUtilização do Facebook no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades e práticas pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativePossibilities of using Facebook as support in the teaching and learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo envolve uma pesquisa sobre as possibilidades de utilização do Facebook, enquanto apoio no processo ensino e aprendizagem da formação no ensino superior presencial e nas práticas pedagógicas envolvidas neste processo. A questão que dirigiu este trabalho abrange de que modo o Facebook pode ser utilizado como estratégia didática. São objetivos desta pesquisa identificar os professores que já utilizam as redes sociais virtuais; fazer um estudo comparativo entre a plataforma Moodle e a rede social Facebook; e observar as possibilidades de uso deste em sala de aula, como uma alternativa complementar ao ambiente de ensino. Para alcançar esses objetivos, foram aplicados questionários com perguntas objetivas e subjetivas com 45 professores da Universidade Federal de Alagoas – Campus Maceió; sendo que 21 utilizam a rede social Facebook em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso e realização de entrevistas estruturadas. Inicialmente, serão discutidas a fundamentação teórica para este estudo e o conceito de redes sociais e sua aplicabilidade para o ensino, com base nos textos de Coll e Monereo (2010), Recuero (2009/2016) entre outros. Logo em seguida serão apresentadas as bases metodológicas da pesquisa e a análise e interpretação dos dados, estes fundados numa abordagem qualitativa. Os resultados deste estudo apontam que o uso do Facebook pode trazer grandes benefícios para a aprendizagem, mas também sinalizam a necessidade de uma formação continuada de professores em redes sociais na educação, a fim de incentivar o uso da ferramenta como meio de se criar uma cultura tecnológica e incentivar o aprendizado colaborativo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização do Facebook no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades e práticas pedagógicas.pdf2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.