00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/280
Tipo: Dissertação
Título: O silêncio dos docentes: a droga e a violência nas escolas
Título(s) alternativo(s): The silence by the teachers : the drug and the violence in school
Autor(es): Sant'ana, Deise Franco
Primeiro Orientador: Bezerra, Vilma Maria de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Lang, Charles Elias
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Jefferson de Souza
Resumo: Esta pesquisa resulta da confluência de dois campos de interesse o medo dos professores diante da violência motivada pelo tráfico de drogas nas escolas públicas da periferia de Maceió e como tudo isso interfere no processo pedagógico. Objetivou-se com esse estudo de abordagem qualitativa, compreender por que a escola silencia diante dessa violência, e se põe num dilema entre denunciar e não denunciar. Utilizaram-se, para isso, entrevistas realizadas com três professores de escolas estaduais e municipais de Maceió, bem como coleta em jornais alagoanos, de depoimentos de professores (também de escolas púbicas) vitimados pela violência. A partir disso, buscou-se identificar as condições de produção dos discursos desses professores. Além disso, discutiu-se a relação entre as influências do contexto em interação com esses sujeitos específicos dentro da escola e o silêncio sobre a violência das drogas, sob uma perspectiva psicanalítica. Tomou-se como referencial teórico para Análise do Discurso (AD), os pressupostos de Michel Pêcheux (2004), perspectiva teórica que propõe um imbricamento entre Lingüística e Psicanálise. Da primeira toma-se a linguagem e da segunda toma-se o conceito de inconsciente, a idéia de falha que coloca a possibilidade de deslocamento de sentidos, de transformações, de novas interpretações. Ainda como referencial teórico, recorreu-se a La Taille (2002) para entender a relação entre violência e ética; a Freud e Lacan como suporte psicanalítico para compreensão das relações interpessoais dos atores envolvidos no espaço escola-comunidade, dos silenciamentos diante da violência das drogas e das relações de perversão que permeiam essas relações. Os resultados permitiram compreender o lugar social do professor. Falando sobre a violência ele critica e nega a violência como estratégia de defesa da própria vida, pois ciente de que o tráfico e a delinqüência permitem estruturações perversas das relações de poder, abrindo portas para pactos bárbaros entre o tráfico e o Estado, mais propensos ao domínio de territórios e de grupos pelo uso da força bruta. A análise permitiu concluir que existe uma relação de sentidos que é mais forte; a lei do silêncio que existe há tempos ainda tem mais força do que o discurso jurídico atual, incapaz de transformar as práticas. Ainda que o discurso jurídico defina o procedimento, no caso da violência das drogas, ser denunciada pelo professor, a ausência de segurança por parte do Estado e o fortalecimento do poder do traficante acabam por silenciar o professor. O silenciamento ocorre porque o que se demanda da escola reconhecer e denunciar é um papel que ela não consegue cumprir: a dúvida que se coloca devido à tensão constitutiva de duas posições em conflito que geram ordens discursivas distintas, levando ao silêncio.
Abstract: This research results of the confluence of two fields of interest the fear, experienced by the professors, of the violence motivated by the trafic of drugs in public schools in the suburbs of Maceió and the way this interferes with the pedagogical process. The purpose of this study of qualitative approach was to understand the reasons of the school being quiet as to this violence, and if puts in a quandary between denunciation and not denunciation. Regarding this, it was made used of interviews carried through with three professors of State and Municipal schools in Maceió, as well as collections in Alagoas State periodicals of deposition of professors (also in public schools) victimized by the violence. From this point on, one searched to identify the conditions of production of the speech of these professors, and also to debate the relation among the influences of the context interacting with these specific individuals inside the school and the quietness about the violence of the drugs through a psychoanalytical perspective. It was taken as a theoretical reference for the Analysis of the Speech, the prepositions of Michel Pêcheux, theoretical perspective that proposes an arrangement among Linguistic, Psychoanalysis and Marxism. From the first, it was taken the language; from the second, it was taken the concept of unconscious, the imperfection idea that places the possibility of displacement of directions and of transformations and of new interpretations; from the third it was taken the idea that history is moved by the fight of social groups. Still as a theoretical reference, La Taille was appealed in order to understand the relation between violence and ethics; and to Freud and Lacan as a psychoanalytical support for understanding the interpersonal relations of the involved actors in school-community space and of the quietness as to the violence of the drugs by watching the variables between denouncing or not denouncing this violence and also of the perversion relations that involves these relations. The results had allowed the understanding of professor social place. When speaking about violence, the professor criticizes and denies violence as a strategy of defense of his own life, because he knows that drug dealing and delinquency allow perverse structural formations of power relations opening doors to barbarous pacts between the drug dealing and the State, more inclined to domain territories and groups by the use of rude force. The analysis allowed to conclude that exists a relation of perception that is stronger and that representations that move along and for a long time have more power than the legal current speech unfitted to transform the practice. Even if the legal speech defines the procedure, in case of the violence of drugs denounced by the professor, the absence of the State regarding security and the increase of power of the drug dealer end by silencing the professor. This happens because what one demands of the school to recognize and to denounce is an impossible of being performed role: the doubts that are placed due to the constitutive tension of two conflicting positions that generate distinct discursive orders, leads to silence.
Palavras-chave: Analysis of the speech
Violence on school
Drugs
Fear
Silence
Análise do discurso
Violência na escola
Drogas
Medo
Silêncio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANT'ANA, Deise Franco. O silêncio dos docentes: a droga e a violência nas escolas. 2007. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/280
Data do documento: 18-jul-2007
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O silêncio dos docentes: a droga e a violência nas escolas.pdf381.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.