00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Allan George de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2190744931508384pt_BR
dc.creatorBandeira, Wagner Adolfo de Alcântara e Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1319421085708698pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-20T02:06:11Z-
dc.date.available2018-02-19-
dc.date.available2018-02-20T02:06:11Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Wagner Adolfo de Alcântara e Souza. O uso do software Geogebra 3D e a teoria de resposta ao item no processo de ensino-aprendizagem de geometria espacial. 2017. [95] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2515-
dc.description.abstractThis work has as focus the teaching and learning process of spatial geometry and has two phases. In the first phase, two different methodologies are used, applied in two classes of third degree of high school integrated with technician teaching, in the Territorial Center of Professional Education Itaparica II Wilson Pereira (CETEPI 2). One of the classes has a traditional methodology lessons where the teacher uses only whiteboard and atomic marker, while the other class takes classes in the computer lab using Geogebra 5.0 beta 3D dynamic geometry software, doing solid motion activities with and its elements, thus constructing geometric principles and concepts, as well as the deduction of some formulas. In the second phase, the two groups underwent an evaluation process based on the Theory of Response to Item (TRI), with satisfactory results, comparing the results of the two classes in relation to the skills set out in the Curricular Guidelines for Secondary Education (OCPEM).pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometria espacial – Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectGeogebra (Software)pt_BR
dc.subjectSpatial geometrypt_BR
dc.subject3D Geogebrapt_BR
dc.subjectItem Response Theorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO uso do software Geogebra 3D e a teoria de resposta ao item no processo de ensino-aprendizagem de geometria espacialpt_BR
dc.title.alternativeThe use of 3D Geogebra software and item response theory in the spatial geometry teaching-learning processpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco principal o processo de ensino e aprendizagem da geometria espacial e possui duas fases. Na primeira fase, são usadas duas metodologias diferentes, aplicadas em duas turmas de terceiro ano do ensino médio integrado com técnico, no Centro Territorial de Educação Profissional Itaparica II Wilson Pereira (CETEPI 2). Uma das turma tem aula com a metodologia tradicional onde o professor usa apenas quadro branco e pincel atômico, enquanto a outra turma tem aulas no laboratório de informática usando o software de geometria dinâmica Geogebra 5.0 beta 3D, fazendo atividades de construção de sólidos com movimento dos mesmos e de seus elementos, construindo assim, princípios e conceitos geométricos, bem como a dedução de algumas fórmulas. Na segunda fase, as duas turmas passaram por um processo de avaliação baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI), com resultados satisfatórios, comparando os resultados das duas turmas em relação as habilidades dispostas nas Orientações Curriculares Para o Ensino Médio (OCPEM).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.