00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2455
Tipo: Dissertação
Título: Iniciação à lógica na educação básica
Título(s) alternativo(s): Initiation to logic in Basic Education
Autor(es): Alves, Kynttino Hélvio de Freitas
Primeiro Orientador: Lima, José Carlos de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Huaraca Vargas, Walter
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Marco Antonio Nogueira
metadata.dc.contributor.referee2: Micena, Fernando Pereira
Resumo: Embora a Matemática se encontre num nível avançado de sua construção formal, a construção do pensamento matemático na Educação Básica, na maioria das vezes, deixa a desejar devido a muitos aspectos. Aqui tentaremos destacar um desses problemas: a falta da representação do raciocínio lógico matemático. Sabe- se, atualmente, que alguns pensamentos são heurísticas fundamentais, ou seja, formas de pensar imprescindíveis para a compreensão e resolução de problemas utilizando o pensamento matemático. O destaque aqui será dado à importância da Lógica proposicional. A estrutura e sua representação, assim como alguns níveis de compreensão e exposição possíveis desse pensamento. Para isso, faz-se um breve viagem na história da Lógica, desde Aristóteles até a Lógica moderna, mostrando princípios da Lógica matemática e suas relações com as primeiras noções de conjuntos. Por fim, apresentamos argumentos para sua inserção já na Educação Básica e apresentamos um material numa linguagem mais acessível ao aluno.
Abstract: Although Mathematics is in an advanced level of its formal construction, the construction of mathematical thinking in basic education, in most cases, is weak due to many aspects. Here we will try to highlight one of these problems: the lack of representation of logical mathematical. We know, now, that some fundamental thoughts are heuristic, ie, ways of thinking essential to understanding and solving problems using mathematical reasoning. The focus here will be given to the importance of propositional logic. The structure and its representation, as well as some level of understanding and possible exposure of this thought. For this, it is a short trip in the history of logic, from Aristotle to the modern logic, showing principles of mathematical logic and its relations with the rudiments of sets. Finally, we present arguments for their inclusion as basic education and present a material with a language more accessible to the student.
Palavras-chave: Medida maximizante
Grau
Ruelle-Perron- Frobenius – Operador
Entropia métrica
Lógica - Educação básica
Ruelle-Perron-Frobenius-Operator
Metric entropy
Logic-basic education
Measure maximizante
Degree
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: ALVES, Kynttino Hélvio de Freitas. Iniciação à lógica na educação básica. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2455
Data do documento: 9-ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iniciação à lógica na educação básica.pdf2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.