Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2455
Tipo: | Dissertação |
Título: | Iniciação à lógica na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | Initiation to logic in Basic Education |
Autor(es): | Alves, Kynttino Hélvio de Freitas |
Primeiro Orientador: | Lima, José Carlos de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Huaraca Vargas, Walter |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fernandes, Marco Antonio Nogueira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Micena, Fernando Pereira |
Resumo: | Embora a Matemática se encontre num nível avançado de sua construção formal, a construção do pensamento matemático na Educação Básica, na maioria das vezes, deixa a desejar devido a muitos aspectos. Aqui tentaremos destacar um desses problemas: a falta da representação do raciocínio lógico matemático. Sabe- se, atualmente, que alguns pensamentos são heurísticas fundamentais, ou seja, formas de pensar imprescindíveis para a compreensão e resolução de problemas utilizando o pensamento matemático. O destaque aqui será dado à importância da Lógica proposicional. A estrutura e sua representação, assim como alguns níveis de compreensão e exposição possíveis desse pensamento. Para isso, faz-se um breve viagem na história da Lógica, desde Aristóteles até a Lógica moderna, mostrando princípios da Lógica matemática e suas relações com as primeiras noções de conjuntos. Por fim, apresentamos argumentos para sua inserção já na Educação Básica e apresentamos um material numa linguagem mais acessível ao aluno. |
Abstract: | Although Mathematics is in an advanced level of its formal construction, the construction of mathematical thinking in basic education, in most cases, is weak due to many aspects. Here we will try to highlight one of these problems: the lack of representation of logical mathematical. We know, now, that some fundamental thoughts are heuristic, ie, ways of thinking essential to understanding and solving problems using mathematical reasoning. The focus here will be given to the importance of propositional logic. The structure and its representation, as well as some level of understanding and possible exposure of this thought. For this, it is a short trip in the history of logic, from Aristotle to the modern logic, showing principles of mathematical logic and its relations with the rudiments of sets. Finally, we present arguments for their inclusion as basic education and present a material with a language more accessible to the student. |
Palavras-chave: | Medida maximizante Grau Ruelle-Perron- Frobenius – Operador Entropia métrica Lógica - Educação básica Ruelle-Perron-Frobenius-Operator Metric entropy Logic-basic education Measure maximizante Degree |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | ALVES, Kynttino Hélvio de Freitas. Iniciação à lógica na educação básica. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2455 |
Data do documento: | 9-ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Iniciação à lógica na educação básica.pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.