00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, José Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3190621555949366pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Huaraca Vargas, Walter-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0138076063118145pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Marco Antonio Nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1679108265208610pt_BR
dc.contributor.referee2Micena, Fernando Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7740908006622168pt_BR
dc.creatorAlves, Kynttino Hélvio de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5184319001733418pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-05T17:54:11Z-
dc.date.available2018-01-30-
dc.date.available2018-02-05T17:54:11Z-
dc.date.issued2013-08-09-
dc.identifier.citationALVES, Kynttino Hélvio de Freitas. Iniciação à lógica na educação básica. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2455-
dc.description.abstractAlthough Mathematics is in an advanced level of its formal construction, the construction of mathematical thinking in basic education, in most cases, is weak due to many aspects. Here we will try to highlight one of these problems: the lack of representation of logical mathematical. We know, now, that some fundamental thoughts are heuristic, ie, ways of thinking essential to understanding and solving problems using mathematical reasoning. The focus here will be given to the importance of propositional logic. The structure and its representation, as well as some level of understanding and possible exposure of this thought. For this, it is a short trip in the history of logic, from Aristotle to the modern logic, showing principles of mathematical logic and its relations with the rudiments of sets. Finally, we present arguments for their inclusion as basic education and present a material with a language more accessible to the student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedida maximizantept_BR
dc.subjectGraupt_BR
dc.subjectRuelle-Perron- Frobenius – Operadorpt_BR
dc.subjectEntropia métricapt_BR
dc.subjectLógica - Educação básicapt_BR
dc.subjectRuelle-Perron-Frobenius-Operatorpt_BR
dc.subjectMetric entropypt_BR
dc.subjectLogic-basic educationpt_BR
dc.subjectMeasure maximizantept_BR
dc.subjectDegreept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleIniciação à lógica na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeInitiation to logic in Basic Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEmbora a Matemática se encontre num nível avançado de sua construção formal, a construção do pensamento matemático na Educação Básica, na maioria das vezes, deixa a desejar devido a muitos aspectos. Aqui tentaremos destacar um desses problemas: a falta da representação do raciocínio lógico matemático. Sabe- se, atualmente, que alguns pensamentos são heurísticas fundamentais, ou seja, formas de pensar imprescindíveis para a compreensão e resolução de problemas utilizando o pensamento matemático. O destaque aqui será dado à importância da Lógica proposicional. A estrutura e sua representação, assim como alguns níveis de compreensão e exposição possíveis desse pensamento. Para isso, faz-se um breve viagem na história da Lógica, desde Aristóteles até a Lógica moderna, mostrando princípios da Lógica matemática e suas relações com as primeiras noções de conjuntos. Por fim, apresentamos argumentos para sua inserção já na Educação Básica e apresentamos um material numa linguagem mais acessível ao aluno.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Iniciação à lógica na educação básica.pdf2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.