00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2454
Tipo: Dissertação
Título: O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas
Título(s) alternativo(s): The teaching of the properties of triangles and parallelograms focusing on the use of geometric constructions
Autor(es): Soares, Ideogar Pereira
Primeiro Orientador: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Mello, Vinícius Moreira
Resumo: Este trabalho trata do uso das construções geométricas no ensino de propriedades de triângulos e paralelogramos no quarto ciclo do ensino fundamental. Uma temática escolhida tanto devido à importância de tais conteúdos para a formação do conhecimento discente como pela necessidade de focar em estratégias didáticas que auxiliem no desenvolvimento da capacidade de abstração nesta etapa da escolaridade. Adotando uma visão construtivista, apontamos falhas na forma tradicional de ensino de Geometria Euclidiana Plana e, embasados na Teoria de Van Hiele e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estabelecemos estratégias de ensino que priorizam a construção do conhecimento através da análise das relações entre determinadas construções geométricas e as propriedades elementares destas figuras planas. Trabalhamos com a hipótese de que o uso de materiais manipuláveis num contexto em que a resolução de problema é a base da situação didática é a melhor forma de ensinar Geometria.
Abstract: This study deals with the use of geometric constructions in teaching properties of triangles and parallelograms in the fourth cycle of basic education. A thematic chosen both because of the importance of such contents for the training of student knowledge as the need to focus on teaching strategies that assist in developing the capacity of abstraction at this stage of schooling. Adopting a constructivist vision, we point out aws in the traditional teaching of Euclidean geometry Plana and grounded in Van Hiele Theory and the National Curriculum Parameters, we established teaching strategies that prioritize the construction of knowledge through the analysis of relationship between determined geometric constructions and properties elementary of these plane figures. We work with the hypothesis that the use of manipulable materials in a context where problem solving is the base of the didactic situation is the best way to teach geometry.
Palavras-chave: Construções geométricas
Teoria de Van Hiele
Triângulos
Paralelogramos
Materiais manipuláveis
Geometric constructions
Van Hiele Theory
Triangles
Parallelograms
Manipulable materials
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SOARES, Ideogar Pereira. O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2454
Data do documento: 17-nov-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas.pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.