00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2454
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Vinícius Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275pt_BR
dc.creatorSoares, Ideogar Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4661495385579839pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-05T17:39:27Z-
dc.date.available2018-01-30-
dc.date.available2018-02-05T17:39:27Z-
dc.date.issued2014-11-17-
dc.identifier.citationSOARES, Ideogar Pereira. O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2454-
dc.description.abstractThis study deals with the use of geometric constructions in teaching properties of triangles and parallelograms in the fourth cycle of basic education. A thematic chosen both because of the importance of such contents for the training of student knowledge as the need to focus on teaching strategies that assist in developing the capacity of abstraction at this stage of schooling. Adopting a constructivist vision, we point out aws in the traditional teaching of Euclidean geometry Plana and grounded in Van Hiele Theory and the National Curriculum Parameters, we established teaching strategies that prioritize the construction of knowledge through the analysis of relationship between determined geometric constructions and properties elementary of these plane figures. We work with the hypothesis that the use of manipulable materials in a context where problem solving is the base of the didactic situation is the best way to teach geometry.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstruções geométricaspt_BR
dc.subjectTeoria de Van Hielept_BR
dc.subjectTriângulospt_BR
dc.subjectParalelogramospt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectGeometric constructionspt_BR
dc.subjectVan Hiele Theorypt_BR
dc.subjectTrianglespt_BR
dc.subjectParallelogramspt_BR
dc.subjectManipulable materialspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricaspt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of the properties of triangles and parallelograms focusing on the use of geometric constructionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata do uso das construções geométricas no ensino de propriedades de triângulos e paralelogramos no quarto ciclo do ensino fundamental. Uma temática escolhida tanto devido à importância de tais conteúdos para a formação do conhecimento discente como pela necessidade de focar em estratégias didáticas que auxiliem no desenvolvimento da capacidade de abstração nesta etapa da escolaridade. Adotando uma visão construtivista, apontamos falhas na forma tradicional de ensino de Geometria Euclidiana Plana e, embasados na Teoria de Van Hiele e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estabelecemos estratégias de ensino que priorizam a construção do conhecimento através da análise das relações entre determinadas construções geométricas e as propriedades elementares destas figuras planas. Trabalhamos com a hipótese de que o uso de materiais manipuláveis num contexto em que a resolução de problema é a base da situação didática é a melhor forma de ensinar Geometria.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas.pdf1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.